Aula sobre As Estruturas Sociais Na America E Na Africa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão entender como essas sociedades se organizavam e desenvolviam saberes e técnicas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar. Você pode definir subtópicos como a organização social, formas de governo, relações com outras sociedades e desenvolvimento de saberes e técnicas das sociedades na América e África antes da chegada dos europeus.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos irão pesquisar em grupo sobre o subtópico que foi designado a eles. Eles devem se organizar e dividir as tarefas para que todos possam contribuir para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seu subtópico para a turma. Durante a apresentação, os outros grupos irão avaliar o desempenho do grupo apresentador, preenchendo o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos em sua apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a metodologia utilizada e a importância de trabalhar em grupo. Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Dividir os alunos em grupos e designar subtópicos para pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante as apresentações.
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre o subtópico designado.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o subtópico para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Discutir em grupo as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos em sua apresentação.