Aula sobre As Estruturas Sociais Na America E Na Africa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão desenvolver a habilidade de identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as sociedades estudadas. É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer a história dessas sociedades para entender melhor o mundo em que vivemos hoje.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking. Em seguida, divida os alunos serão em grupos de quatro pessoas e entregue uma folha para cada grupo criar o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão preencher o mapa de empatia com informações sobre as sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles devem se colocar no lugar dos habitantes dessas sociedades e pensar em como era a vida deles. Circule pela sala para ajudar os alunos e tire dúvidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar as informações que coletaram. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as sociedades africanas e americanas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as estruturas sociais dessas sociedades influenciaram o mundo atual. Por exemplo, como a agricultura desenvolvida pelos povos americanos influenciou a alimentação mundial.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um desenho ou maquete que represente uma das estruturas sociais estudadas, eles podem utilizar materiais de apoio como livros, vídeos e artigos sobre o assunto. Em seguida, eles devem explicar para a turma o que representa e como funcionava na sociedade.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os alunos irão apresentar suas criações para a turma e explicar o que aprenderam sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de desenhos ou maquetes.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da criação do desenho ou maquete.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos estudados.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Thinking.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do desenho ou maquete.
  • Promover a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia.
  • Criar um desenho ou maquete que represente uma das estruturas sociais estudadas.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Trabalhar em equipe.
  • Compreender os conceitos estudados.