Aula sobre As Estruturas Sociais Na America E Na Africa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão entender como essas sociedades se organizavam e desenvolviam saberes e técnicas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esse registro irá ajudá-los a acompanhar o próprio aprendizado e a refletir sobre o que aprenderam. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de sociedades africanas e americanas que ainda existem hoje em dia, como as tribos indígenas brasileiras e as comunidades quilombolas. É importante mostrar, também, como essas sociedades influenciaram a cultura e a história do Brasil e do mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize\-o com exemplos práticos. Os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles podem utilizar livros, enciclopédias, sites e outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam na pesquisa. É importante que eles compartilhem informações e tirarem dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o que aprendeu para a turma. Os alunos irão registrar as informações no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e registrar no template de registro de aprendizagem. Eles irão responder às perguntas do Check-out.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na aula e dê feedbacks. Os alunos irão registrar a avaliação no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conduza uma discussão final sobre o tema, destacando os pontos mais relevantes apresentados pelos grupos e incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar e refletir sobre o próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação.
  • Reflexão clara e objetiva sobre o próprio aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Pesquisar sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus.
  • Discutir em grupo e apresentar o que aprendeu.
  • Refletir sobre o próprio aprendizado e registrar no template de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente da aula.