Aula sobre As Estruturas Sociais Na America E Na Africa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos explorar as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Vamos entender como essas sociedades se organizavam, quais eram suas formas de governo, como se relacionavam com outras sociedades e como desenvolveram seus saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um texto sobre uma sociedade africana ou americana para estudar.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Os alunos terão 30 minutos para ler e discutir o texto em seus grupos. Eles deverão identificar as principais características da sociedade estudada, como sua organização social, formas de governo, relações com outras sociedades e desenvolvimento de saberes e técnicas.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deverá preparar seus argumentos para apresentar ao júri. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância da sociedade estudada, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos que questionem essa importância.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado em formato de júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Os grupos de observadores deverão registrar os pontos mais relevantes do debate.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão final sobre o tema, destacando os pontos mais relevantes apresentados pelos grupos e incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater de forma crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade dos alunos em identificar as principais características das sociedades estudadas.
  • Participação ativa dos alunos no debate.
  • Capacidade dos alunos em refletir sobre o que aprenderam.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos para estudo.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos e os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Preparar argumentos para apresentar ao júri.
  • Participar ativamente do debate.
  • Registrar os pontos mais relevantes do debate.
  • Refletir sobre o que aprenderam.