Aula sobre As Estruturas Sociais Na America E Na Africa
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos explorar as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Vamos entender como essas sociedades se organizavam, quais eram suas formas de governo, como se relacionavam com outras sociedades e como desenvolveram seus saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um texto sobre uma sociedade africana ou americana para estudar.Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo
Os alunos terão 30 minutos para ler e discutir o texto em seus grupos. Eles deverão identificar as principais características da sociedade estudada, como sua organização social, formas de governo, relações com outras sociedades e desenvolvimento de saberes e técnicas.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Cada grupo deverá preparar seus argumentos para apresentar ao júri. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância da sociedade estudada, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos que questionem essa importância.Etapa 4 - Debate
O debate será realizado em formato de júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Os grupos de observadores deverão registrar os pontos mais relevantes do debate.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma discussão final sobre o tema, destacando os pontos mais relevantes apresentados pelos grupos e incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater de forma crítica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade dos alunos em identificar as principais características das sociedades estudadas.
- Participação ativa dos alunos no debate.
- Capacidade dos alunos em refletir sobre o que aprenderam.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
- Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos para estudo.
- Conduzir a discussão final sobre o tema.
- Avaliar a participação dos alunos e os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Preparar argumentos para apresentar ao júri.
- Participar ativamente do debate.
- Registrar os pontos mais relevantes do debate.
- Refletir sobre o que aprenderam.