Aula sobre As Estruturas Sociais Na America E Na Africa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos explorar as estruturas sociais das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Vamos entender como essas sociedades se organizavam, quais eram suas formas de governo, como se davam as relações sociais e como se desenvolviam os saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação mais ativa na construção do conhecimento e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe e autonomia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explicando a importância de entender as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Organização social

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre as formas de organização social das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles poderão utilizar livros, textos e imagens para realizar a atividade.

    Estação 2 - Formas de governo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre as formas de governo das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles poderão utilizar livros, textos e imagens para realizar a atividade.

    Estação 3 - Saberes e técnicas

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles poderão utilizar livros, textos e imagens para realizar a atividade.


  4. Etapa 4 - Socialização

    Ao final da atividade, os alunos deverão socializar suas conclusões sobre cada estação e debater sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das conclusões. Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões sobre o uso da metodologia ativa para o aprendizado das estruturas sociais na América e na África.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as conclusões apresentadas pelos grupos em cada estação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades como trabalho em equipe e autonomia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Capacidade de apresentação das conclusões pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre as conclusões apresentadas pelos grupos em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre as formas de organização social, formas de governo e saberes e técnicas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Apresentar as conclusões para a turma.