Aula sobre As Feiras Medievais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
As feiras medievais foram eventos importantes na Idade Média, onde pessoas de diferentes lugares se reuniam para comprar e vender produtos, trocar informações e se divertir. Essas feiras eram organizadas pelos senhores feudais e atraíam pessoas de todas as classes sociais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as feiras medievais e como elas eram importantes para a economia e a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das feiras medievais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as feiras medievais, suas características, como eram organizadas, quem participava, entre outros aspectos relevantes. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Diário de bordo - Problema
Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo o campo de Problema, onde deverão identificar um problema relacionado às feiras medievais, como a falta de higiene ou a exploração dos trabalhadores.Etapa 4 - Diário de bordo - Geração de Alternativas
Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Incentive a criatividade e a inovação na busca por soluções.Etapa 5 - Diário de bordo - Solução
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema identificado. Incentive a reflexão sobre a viabilidade e a eficácia da solução proposta.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando o problema identificado, as alternativas pensadas e a solução proposta. Incentive a participação e o debate entre os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a importância das feiras medievais e como elas influenciaram a sociedade da época. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam e como a metodologia utilizada contribuiu para seu aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
- Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções para problemas identificados.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e soluções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as etapas da aula.
- Qualidade do diário de bordo, incluindo a identificação do problema, a geração de alternativas e a solução proposta.
- Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
- Reflexão crítica sobre a importância das feiras medievais e como elas influenciaram a sociedade da época.
- Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e soluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância das feiras medievais.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
- Incentivar a criatividade e a inovação na busca por soluções.
- Estimular a participação e o debate entre os alunos.
- Fazer uma reflexão sobre a importância das feiras medievais e como elas influenciaram a sociedade da época.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas da aula.
- Realizar a pesquisa sobre as feiras medievais.
- Identificar um problema relacionado às feiras medievais.
- Pensar em alternativas para solucionar o problema identificado.
- Elaborar uma solução para o problema identificado.