Aula sobre As Feiras Medievais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As feiras medievais foram eventos importantes na Idade Média, onde pessoas de diferentes lugares se reuniam para comprar e vender produtos, trocar informações e se divertir. Essas feiras eram organizadas pelos senhores feudais e atraíam pessoas de todas as classes sociais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as feiras medievais e como elas eram importantes para a economia e a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das feiras medievais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as feiras medievais, suas características, como eram organizadas, quem participava, entre outros aspectos relevantes. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo - Problema

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo o campo de Problema, onde deverão identificar um problema relacionado às feiras medievais, como a falta de higiene ou a exploração dos trabalhadores.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Incentive a criatividade e a inovação na busca por soluções.

  5. Etapa 5 - Diário de bordo - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema identificado. Incentive a reflexão sobre a viabilidade e a eficácia da solução proposta.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando o problema identificado, as alternativas pensadas e a solução proposta. Incentive a participação e o debate entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância das feiras medievais e como elas influenciaram a sociedade da época. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam e como a metodologia utilizada contribuiu para seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções para problemas identificados.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas da aula.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo a identificação do problema, a geração de alternativas e a solução proposta.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
  • Reflexão crítica sobre a importância das feiras medievais e como elas influenciaram a sociedade da época.
  • Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das feiras medievais.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na busca por soluções.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância das feiras medievais e como elas influenciaram a sociedade da época.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas da aula.
  • Realizar a pesquisa sobre as feiras medievais.
  • Identificar um problema relacionado às feiras medievais.
  • Pensar em alternativas para solucionar o problema identificado.
  • Elaborar uma solução para o problema identificado.