Aula sobre As Feiras Medievais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As feiras medievais eram eventos importantes na Idade Média, onde as pessoas se reuniam para comprar e vender produtos, além de se divertir com apresentações artísticas e culturais. Essas feiras eram realizadas em cidades e vilas, e atraíam pessoas de diferentes lugares. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as feiras medievais e como elas eram organizadas, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade através da metodologia Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema das feiras medievais e seus objetivos, além de explicar a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa mental sobre as feiras medievais, incluindo informações sobre os produtos vendidos, as atividades realizadas e as pessoas envolvidas. Selecione e disponibilize materiais de apoio para que eles possam pesquisar quando necessário.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental e os alunos irão votar no melhor, que será escolhido para ser desenvolvido na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo escolhido irá criar um modelo de feira medieval, incluindo produtos, atividades e personagens, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus modelos de feira medieval para a turma, explicando suas escolhas e justificando suas decisões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a compreensão sobre as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social na Idade Média.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Qualidade do mapa mental e do modelo de feira medieval criado pelo grupo escolhido.
  • Capacidade de justificar as escolhas e decisões tomadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das feiras medievais e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da metodologia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e promover a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Utilizar a criatividade e a imaginação para criar o mapa mental e o modelo de feira medieval.
  • Justificar as escolhas e decisões tomadas pelo grupo.