Aula sobre As Feiras Medievais
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
As feiras medievais foram eventos importantes na Idade Média, onde pessoas de diferentes regiões se reuniam para trocar mercadorias e informações. Essas feiras eram muito importantes para a economia da época, pois permitiam a circulação de bens e ideias. Além disso, as feiras medievais eram um espaço de encontro e convivência entre pessoas de diferentes culturas e costumes. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as feiras medievais e suas dinâmicas de abastecimento e organização do trabalho e da vida social. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que frequentavam as feiras medievais.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema das feiras medievais e sua importância para a economia e a cultura da época. Utilize exemplos de como as feiras medievais eram organizadas e como as pessoas se relacionavam nesses eventos.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que frequentavam as feiras medievais. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. O objetivo é identificar as principais necessidades e desejos das pessoas que frequentavam as feiras medievais.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar as principais necessidades e desejos das pessoas que frequentavam as feiras medievais.Etapa 5 - Análise das dinâmicas de abastecimento e organização do trabalho e da vida social
Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos irão analisar as dinâmicas de abastecimento e organização do trabalho e da vida social nas feiras medievais. O objetivo é identificar como as necessidades e desejos das pessoas influenciavam essas dinâmicas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas na análise das dinâmicas de abastecimento e organização do trabalho e da vida social. O objetivo é identificar as principais características dessas dinâmicas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
- Estimular a criatividade e a empatia dos alunos na análise de situações históricas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos de analisar as dinâmicas de abastecimento e organização do trabalho e da vida social nas feiras medievais.
- Qualidade da apresentação dos resultados pelos grupos.
- Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.
Ações do professor
- Apresentar o tema das feiras medievais e sua importância para a economia e a cultura da época.
- Mediar a discussão em grupo e ajudar os alunos a identificar as principais necessidades e desejos das pessoas que frequentavam as feiras medievais.
- Estimular a criatividade e a empatia dos alunos na análise de situações históricas.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Incentivar a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que frequentavam as feiras medievais.
- Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e na análise das dinâmicas de abastecimento e organização do trabalho e da vida social.
- Apresentar os resultados da discussão em grupo.
- Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.
- Participar ativamente das atividades propostas.