Aula sobre As Feiras Medievais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As feiras medievais foram eventos importantes na Idade Média, onde as pessoas se reuniam para comprar e vender produtos, além de se divertir com apresentações artísticas e culturais. Essas feiras eram realizadas em diferentes lugares da Europa e eram frequentadas por pessoas de diferentes classes sociais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social nas feiras medievais, com destaque para as relações entre senhores e servos. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize as feiras medievais, explicando sua importância na época e como elas funcionavam. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as feiras medievais, buscando informações sobre os produtos vendidos, as atividades realizadas e as relações sociais estabelecidas. Eles deverão registrar suas descobertas em um documento compartilhado.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão se reunir para discutir suas pesquisas e apresentar suas descobertas para a turma. Medie o debate, incentivando a participação de todos e garantindo que as informações sejam precisas e relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os na criação do template e garanta que ele seja claro e objetivo.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos irão aplicar o template de avaliação por rubrica em suas pesquisas e debates, avaliando o desempenho de cada grupo e dando feedback construtivo. Acompanhe o processo e ajude os alunos a entenderem como aplicar os critérios de avaliação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia utilizada ajudou os alunos a desenvolverem suas habilidades. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e a fazer perguntas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Precisão e relevância das informações apresentadas.
  • Participação ativa e construtiva no debate.
  • Clareza e objetividade na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Aplicação correta dos critérios de avaliação.
  • Feedback construtivo e respeitoso aos colegas.

Ações do professor

  • Mediar o debate e garantir que as informações sejam precisas e relevantes.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Acompanhar o processo de aplicação do template e ajudar os alunos a entenderem como aplicar os critérios de avaliação.
  • Estimular a participação de todos os alunos e garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar.
  • Encorajar a reflexão e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as feiras medievais e registrar suas descobertas.
  • Participar ativamente do debate e compartilhar suas ideias e opiniões.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica claro e objetivo.
  • Avaliar o desempenho de seus colegas e dar feedback construtivo.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e compartilhar suas opiniões e perguntas.