Aula sobre As Feiras Medievais
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As feiras medievais foram eventos importantes na Idade Média, onde as pessoas se reuniam para comprar e vender produtos, além de se divertir com apresentações artísticas e culturais. Essas feiras eram realizadas em diferentes lugares da Europa e eram frequentadas por pessoas de diferentes classes sociais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social nas feiras medievais, com destaque para as relações entre senhores e servos. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize as feiras medievais, explicando sua importância na época e como elas funcionavam. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as feiras medievais, buscando informações sobre os produtos vendidos, as atividades realizadas e as relações sociais estabelecidas. Eles deverão registrar suas descobertas em um documento compartilhado.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão se reunir para discutir suas pesquisas e apresentar suas descobertas para a turma. Medie o debate, incentivando a participação de todos e garantindo que as informações sejam precisas e relevantes.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os na criação do template e garanta que ele seja claro e objetivo.Etapa 5 - Aplicação do template
Os alunos irão aplicar o template de avaliação por rubrica em suas pesquisas e debates, avaliando o desempenho de cada grupo e dando feedback construtivo. Acompanhe o processo e ajude os alunos a entenderem como aplicar os critérios de avaliação.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia utilizada ajudou os alunos a desenvolverem suas habilidades. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e a fazer perguntas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
- Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Precisão e relevância das informações apresentadas.
- Participação ativa e construtiva no debate.
- Clareza e objetividade na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Aplicação correta dos critérios de avaliação.
- Feedback construtivo e respeitoso aos colegas.
Ações do professor
- Mediar o debate e garantir que as informações sejam precisas e relevantes.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Acompanhar o processo de aplicação do template e ajudar os alunos a entenderem como aplicar os critérios de avaliação.
- Estimular a participação de todos os alunos e garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar.
- Encorajar a reflexão e a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as feiras medievais e registrar suas descobertas.
- Participar ativamente do debate e compartilhar suas ideias e opiniões.
- Criar um template de avaliação por rúbrica claro e objetivo.
- Avaliar o desempenho de seus colegas e dar feedback construtivo.
- Refletir sobre o que foi aprendido e compartilhar suas opiniões e perguntas.