Aula sobre As Feiras Medievais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As feiras medievais eram eventos importantes na Idade Média, onde as pessoas se reuniam para comprar e vender produtos, além de se divertir com apresentações artísticas e culturais. Essas feiras eram realizadas em diferentes lugares e épocas, mas tinham em comum a importância para a economia e a cultura da época. Nesta aula, os alunos irão conhecer mais sobre as feiras medievais e suas dinâmicas de abastecimento e organização social, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das feiras medievais para a economia e a cultura da época. Em seguida, irá dividir a turma em 3 grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Dinâmicas de abastecimento
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre as dinâmicas de abastecimento nas feiras medievais e responder a um questionário sobre o tema. Em seguida, irão discutir em grupo as respostas e apresentar para a turma.Etapa 3 - Estação 2 - Organização social
Os alunos irão ler um texto sobre a organização social nas feiras medievais e responder a um questionário sobre o tema. Em seguida, irão discutir em grupo as respostas e apresentar para a turma.Etapa 4 - Estação 3 - Criação de uma feira medieval
Os alunos irão criar em grupo uma feira medieval, definindo os produtos que serão vendidos, as apresentações artísticas e culturais que serão realizadas e a organização social da feira. Em seguida, irão apresentar para a turma.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce a importância das feiras medievais para a economia e a cultura da época.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma feira medieval.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Compreensão dos conceitos abordados nas estações.
- Criatividade e originalidade na criação da feira medieval.
- Clareza e objetividade na apresentação para a turma.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar a importância das feiras medievais para a economia e a cultura da época.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Ler e responder aos questionários sobre as dinâmicas de abastecimento e a organização social nas feiras medievais.
- Criar em grupo uma feira medieval e apresentar para a turma.