Aula sobre As Feiras Medievais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As feiras medievais foram eventos importantes na Idade Média, onde as pessoas se reuniam para comprar e vender produtos, além de se divertir com apresentações artísticas e culturais. Essas feiras eram realizadas em cidades e vilas, e eram frequentadas por pessoas de diferentes classes sociais. Na aula de hoje, vamos aprender mais sobre as feiras medievais e como elas funcionavam, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, vamos criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, para que possamos entender melhor as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social na Idade Média.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida funciona. Os alunos receberão um material de apoio com informações sobre as feiras medievais e como elas funcionavam.

  2. Etapa 2 - Estudo individual

    Os alunos deverão estudar o material de apoio e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, por exemplo, a dinâmica de abastecimento, a organização social, os produtos encontrados e outras atividades presentes na feira, é importante que eles façam 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Faça comentários e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar uma feira medieval em sala de aula, utilizando materiais disponíveis na escola. Eles deverão pensar em produtos para vender, apresentações artísticas e culturais, além de organizar a feira de forma geral.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir como foi a atividade prática e trocar ideias sobre a organização da feira medieval.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais e organizar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade prática.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Organização e criatividade na criação da feira medieval.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Auxiliar os alunos na criação dos mapas conceituais e na organização da feira medieval.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas durante as apresentações dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio e criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente da atividade prática.
  • Trabalhar em grupo e trocar ideias com os colegas.