Aula sobre As Grandes Navegacoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As Grandes Navegações foram um período de grande expansão marítima europeia, que ocorreu entre os séculos XV e XVI. Nesse período, os europeus navegaram pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, descobrindo novas rotas comerciais e territórios, estabelecendo colônias e difundindo sua cultura pelo mundo. As Grandes Navegações foram um marco na história da humanidade, e sua influência pode ser sentida até os dias de hoje.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre as grandes navegações, contextualizando o assunto e destacando a importância das grandes navegações e como isso influenciou a história do Brasil e do mundo.

    \- Utilize mapas e imagens para contextualizar o assunto;

    \- Apresente trechos de filmes ou documentários que abordem o tema;

    \- Utilize objetos e réplicas de navios para ilustrar as expedições marítimas.


  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e distribuição das tarefas.

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Oriente os grupos a pesquisarem sobre os principais eventos e personagens envolvidos nas Grandes Navegações.

    Circule pela sala, auxiliando os alunos sempre que necessário.


  4. Etapa 4 - Produção do diário de bordo

    Solicite aos grupos que produzam um diário de bordo, descrevendo os campos: “identificação do Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”.

  5. Etapa 5 - Preenchendo os campos do diário de bordo

    Concluindo a pesquisa, oriente os alunos a inserir as informações adquiridas nos campos do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo para a turma.

    Oriente os grupos a apresentarem seus diários de bordo, explicando sobre as informações contidas em cada campo.

    Após as apresentações, os grupos se organizam em círculo para um momento de discussão, expondoas relações de poder envolvidas nas Grandes Navegações e sua influência na história mundial.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para concluir essa atividade, sistematize na lousa ou flip-chart as etapas desenvolvidas. Avalie o desempenho dos alunos durante as produções e apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a hegemonia europeia exercida em diferentes regiões do planeta;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Promover a compreensão dos principais eventos e personagens envolvidos nas Grandes Navegações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo;
  • Habilidade em identificar e analisar criticamente as relações de poder envolvidas nas Grandes Navegações.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto, apresentando os principais eventos e personagens envolvidos nas Grandes Navegações;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Orientar os alunos na produção do diário de bordo, auxiliando na identificação dos campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, contribuindo com ideias e opiniões;
  • Trabalhar em conjunto com os demais membros do grupo na produção do diário de bordo;
  • Identificar e analisar criticamente as relações de poder envolvidas nas Grandes Navegações.