Aula sobre As Grandes Navegacoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As Grandes Navegações foram um período de grande expansão marítima europeia, que ocorreu entre os séculos XV e XVI. Nesse período, os europeus navegaram pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, descobrindo novas rotas comerciais e territórios, estabelecendo colônias e difundindo sua cultura pelo mundo. As Grandes Navegações foram um marco na história da humanidade, e sua influência pode ser sentida até os dias de hoje.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema das Grandes Navegações, contextualizando-o histórica e geograficamente. Utilize imagens e mapas para apoiar esse movimento.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicando a metodologia

    Explique aos alunos como é desenvolvida a metodologia Aprendizagem Entre Pares, explicando que por meio dela é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template

    Oriente os alunos a criar um template de avaliação por pares e explique como e em que momento ele será utilizado. Disponibilize materiais simples como folha de sulfite, canetas, lápis e borracha para a produção do template.

    Estimule a colaboração entre os alunos durante a criação do template.


  5. Etapa 5 - Perguntas e desafios

    Entregue para cada grupo um desafio sobre o tema. Oriente os grupos a se apropriarem do desafio proposto, discutindo possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo deverá apresentar o desafio e as possíveis soluções. Durante as apresentações, os demais grupos utilizarão o template para avaliar os desempenho dos colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie odesempenho dos alunos durante a atividade, observando a organização dos grupos, a construção dos argumentos, a apresentação e comunicação e o desempenho geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente a hegemonia europeia em diferentes tempos e lugares;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover o interesse dos alunos pela história e pela geografia.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das Grandes Navegações, contextualizando-o histórica e geograficamente.
  • Dividir a turma em grupos e entregar para cada grupo um conjunto de perguntas e desafios sobre o tema.
  • Explicar aos alunos a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como eles devem criar o template de avaliação por pares.
  • Estimular a colaboração entre os alunos durante a criação do template.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade, observando a organização dos grupos, a construção dos argumentos, a apresentação e comunicação e o desempenho geral.

Ações do aluno

  • Dividir-se em grupos e discutir as perguntas e desafios recebidos.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Avaliar os outros grupos utilizando o template criado.
  • Apresentar as respostas e argumentos criados para as perguntas e desafios.
  • Participar ativamente da atividade, colaborando com o grupo e demonstrando interesse pelo tema.