Aula sobre As Grandes Navegacoes

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula de Geografia sobre "As grandes navegações" tem como objetivo apresentar aos alunos o período histórico das navegações, destacando a expansão marítima europeia, as rotas comerciais e as consequências desse processo para as regiões colonizadas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula contextualizando o tema, apresentando o período histórico das grandes navegações e a importância desse processo para a história mundial.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida a turma em grupos e apresenta um estudo de caso sobre a colonização portuguesa no Brasil. O estudo de caso deve conter informações sobre as rotas de navegação, as relações comerciais estabelecidas, a exploração de recursos naturais e a influência cultural europeia na região.

  3. Etapa 3 - Análise do estudo de caso

    Os alunos devem analisar o estudo de caso e identificar os principais aspectos que caracterizam a colonização portuguesa no Brasil.

  4. Etapa 4 - Criação do template de infográfico

    Cada grupo deve criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações obtidas na análise do estudo de caso. O objetivo é que os alunos organizem as informações de forma clara e objetiva para apresentar aos demais grupos.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template

    Cada grupo deve preencher o template criado com as informações obtidas na análise do estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos apresentam seus infográficos para a turma, destacando as informações mais relevantes sobre a colonização portuguesa no Brasil.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula destacando a importância do estudo das grandes navegações para compreender a história mundial e a influência europeia em diferentes regiões do planeta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a hegemonia europeia em diferentes regiões do planeta.
  • Estimular a criatividade e a organização de informações em formato de infográfico.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza das informações apresentadas nos infográficos.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Capacidade de análise crítica sobre o tema apresentado.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o estudo de caso.
  • Orientar os grupos na criação do template de infográfico.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Analisar criticamente as informações apresentadas no estudo de caso.
  • Criar o template de infográfico e preenchê-lo com as informações obtidas.
  • Apresentar o infográfico para a turma e participar das discussões sobre o tema.