Aula sobre As Grandes Navegacoes

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As grandes navegações foram um período de expansão marítima e comercial que ocorreu entre os séculos XV e XVI, quando os países europeus buscavam novas rotas para chegar às Índias e outras regiões do mundo. Durante esse período, houve uma grande expansão territorial, conquista de novos territórios e a formação de impérios coloniais. No entanto, essa expansão também teve consequências negativas, como a exploração de povos e recursos naturais e a disseminação de doenças.

  1. Etapa 1 - Sensibilização

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre as grandes navegações e como isso influenciou a história do Brasil e do mundo. Em seguida, pode apresentar um mapa-múndi e pedir que os alunos identifiquem as rotas de navegação dos europeus.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa. Cada grupo terá uma função específica no debate crítico que será realizado na aula seguinte. Apresente algumas questões problematizadoras, como: de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta? Como as grandes navegações influenciaram a cultura e a economia dos países conquistados?

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    O grupo de pesquisa terá a função de buscar informações sobre o tema e preparar argumentos para o debate. Indique algumas fontes de pesquisa, como livros didáticos, enciclopédias e jornais.

  4. Etapa 4 - Debate Crítico

    Nesta etapa, os alunos irão participar do debate crítico, seguindo o modelo de júri. O grupo defensor apresentará argumentos a favor das grandes navegações e a banca julgadora fará perguntas para avaliar a qualidade dos argumentos. O grupo opositor apresentará argumentos contrários às grandes navegações e a banca julgadora fará perguntas para avaliar a qualidade dos argumentos.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Sistematize os argumentos apresentados durante o debate e destaque as principais ideias discutidas. Utilize a lousa ou flip-chart para melhor visualização dos alunos.

  6. Etapa 6 - Aplicação

    Os alunos podem aplicar o conhecimento adquirido em outras atividades, como a produção de um texto sobre as grandes navegações, a criação de um mapa-múndi com as rotas de navegação ou a realização de uma dramatização sobre a conquista de um território.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate crítico, a qualidade dos argumentos apresentados, a criatividade nas atividades propostas e o conhecimento adquirido sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre um tema histórico.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e defesa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate crítico.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Criatividade nas atividades propostas.
  • Conhecimento adquirido sobre o tema.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos.
  • Orientar a pesquisa e a busca por informações.
  • Fazer intervenções pontuais para enriquecer o debate.
  • Avaliar a participação dos alunos.
  • Sistematizar as principais ideias discutidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Pesquisar e buscar informações sobre o tema.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Realizar as atividades propostas.
  • Cooperar e trabalhar em equipe.