Aula sobre As Grandes Navegacoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As grandes navegações foram um período histórico marcado pela expansão marítima dos europeus em busca de novas rotas comerciais e territórios. Este movimento teve início no século XV e teve como consequência a colonização de diversos países. Durante as navegações, os europeus entraram em contato com outras culturas e povos, o que gerou conflitos e influências culturais em diferentes partes do mundo.
Etapa 1 - Sala de aula invertida
Antes da aula, selecione um texto ou vídeo que aborda o tema: "As grandes navegações" e disponibilize aos alunos para que possam estudar em casa. Oriente-os a produzir um resumo com as principais informações.O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com uma base do assunto.
Etapa 2 - - Contextualizando o tema
Para apoiar a compreensão dos alunos em relação ao tema, utilize imagens e mapas para ilustrar as rotas comerciais e os territórios colonizados pelos europeus durante as grandes navegações.Oriente os alunos a pesquisar e apresentar exemplos de conflitos e influências culturais ocorridos durante as grandes navegações em diferentes partes do mundo.
Etapa 3 - Explicando a metodologia
Explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e forneça materiais de apoio para a construção de um mapa conceitual.Com a falta de recursos digitais, e a impossibilidade de impressão, como também de deslocamentos, os alunos poderão utilizar materiais simples, como papel, canetas e lápis, para a construção do mapa conceitual.
Etapa 4 - Mapa Conceitual
Os alunos irão trabalhar em grupos, criando um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o tema "As grandes navegações". Explique como fazer um mapa conceitual e forneça um modelo para que os alunos possam criar o seu próprio.Etapa 5 - Trocando ideias
Durante a construção do mapa conceitual, os alunos deverão discutir e trocar ideias com os colegas. Auxilie os alunos sempre que necessário.Etapa 6 - Apresentação do Mapa Conceitual
Após a construção do mapa conceitual, os alunos irão apresentar o trabalho para a turma, recebendo feedback seu e dos colegas.Avalie o trabalho dos alunos em relação ao desempenho dos grupos.
Etapa 7 - Conclusão
Promova uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão;
- Estimular a criatividade e o pensamento criativo;
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos;
- Qualidade do mapa conceitual;
- Coerência e clareza das ideias apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto;
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
- Fornecer materiais de apoio para que os alunos possam estudar o tema antes da aula;
- Orientar e auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual;
- Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Estudar o tema antes da aula;
- Participar ativamente da construção do mapa conceitual;
- Apresentar ideias claras e coerentes no mapa conceitual;
- Colaborar com os colegas na construção do mapa conceitual;
- Receber e aplicar o feedback do professor.