Aula sobre As Guerras No Imperio Asteca

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As guerras no Império Asteca foram um importante acontecimento histórico que influenciou a cultura e a organização política da região. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre esse tema por meio da metodologia ativa Design Thinking. A ideia é que eles possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as diferentes perspectivas envolvidas nas guerras astecas. Para isso, você pode trazer exemplos práticos e didáticos, como imagens, vídeos e textos que mostrem como as guerras afetaram a vida das pessoas na época e como elas ainda têm impacto na sociedade atual.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Você pode utilizar imagens, vídeos e textos para ilustrar o assunto e despertar a curiosidade dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um mapa de empatia sobre as guerras no Império Asteca. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Você deve orientar os alunos e tirar dúvidas durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas de empatia, os alunos devem discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas e como elas se relacionam com o tema das guerras no Império Asteca. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Síntese da discussão

    Você deve fazer uma síntese da discussão em grupo e destacar os principais pontos abordados pelos alunos. Ele pode utilizar um quadro ou uma apresentação para ilustrar a síntese.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deve escrever um texto individual sobre o que aprendeu na aula e como isso se relaciona com o tema das guerras no Império Asteca. Você deve orientar a atividade e tirar dúvidas durante a escrita.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Os alunos devem apresentar seus textos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de conceituar “império” no mundo antigo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as diferentes perspectivas envolvidas nas guerras no Império Asteca.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de se expressar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Qualidade do texto individual produzido pelo aluno.
  • Clareza e objetividade na apresentação do texto.

Ações do professor

  • Orientar e tirar dúvidas durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Orientar a atividade individual e tirar dúvidas durante a escrita.
  • Fazer uma síntese da discussão em grupo e destacar os principais pontos abordados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia de qualidade.
  • Produzir um texto individual claro e objetivo.
  • Apresentar o texto de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a reflexão crítica sobre o tema.