Aula sobre As Guerras No Imperio Asteca
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As guerras no Império Asteca foram um importante momento histórico que marcou a história da América pré-colombiana. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre este tema através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas. Para isso, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel importante no debate e na construção do conhecimento.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância das guerras no Império Asteca. Os alunos serão convidados a participar da aula e a se prepararem para o debate.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar durante o debate.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. Você irá disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e debater sobre o tema. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor. O grupo de observadores irá registrar as informações e observações importantes.Etapa 5 - Conclusão
Você irá fazer uma síntese do debate e destacar os pontos mais importantes. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante o debate e a qualidade dos argumentos apresentados. Os alunos também serão convidados a avaliar a aula e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Conceituar “império” no mundo antigo.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e debate.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.
- Promover a reflexão crítica sobre a história e sua importância para a compreensão do mundo atual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência das informações apresentadas.
- Capacidade de escuta e respeito às opiniões dos colegas.
- Participação na avaliação da aula e da metodologia utilizada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância das guerras no Império Asteca.
- Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada um.
- Disponibilizar materiais de pesquisa e orientar os alunos na busca por informações relevantes.
- Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.
- Fazer uma síntese do debate e destacar os pontos mais importantes.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e apresentar argumentos consistentes.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Buscar informações relevantes e fazer uma pesquisa de qualidade.
- Registrar as informações e observações importantes durante o debate.
- Avaliar a aula e a metodologia utilizada.