Aula sobre As Guerras No Imperio Asteca

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As guerras no Império Asteca foram um importante momento histórico que marcou a história da América pré-colombiana. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre este tema através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas. Para isso, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel importante no debate e na construção do conhecimento.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância das guerras no Império Asteca. Os alunos serão convidados a participar da aula e a se prepararem para o debate.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar durante o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. Você irá disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e debater sobre o tema. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor. O grupo de observadores irá registrar as informações e observações importantes.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese do debate e destacar os pontos mais importantes. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante o debate e a qualidade dos argumentos apresentados. Os alunos também serão convidados a avaliar a aula e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conceituar “império” no mundo antigo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e debate.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e sua importância para a compreensão do mundo atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência das informações apresentadas.
  • Capacidade de escuta e respeito às opiniões dos colegas.
  • Participação na avaliação da aula e da metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das guerras no Império Asteca.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa e orientar os alunos na busca por informações relevantes.
  • Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.
  • Fazer uma síntese do debate e destacar os pontos mais importantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos consistentes.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Buscar informações relevantes e fazer uma pesquisa de qualidade.
  • Registrar as informações e observações importantes durante o debate.
  • Avaliar a aula e a metodologia utilizada.