Aula sobre As Guerras No Imperio Asteca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As guerras no Império Asteca foram um importante momento histórico que marcou a história da América Latina. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre esse tema e entender como o império asteca se organizava e como as guerras eram conduzidas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema. É importante que os alunos compreendam que a história não é algo distante e que está presente em nosso cotidiano, seja nas tradições culturais, na arquitetura ou na política.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Organização do Império Asteca

    Nesta estação, os alunos irão conhecer a organização política e social do Império Asteca. Para isso, você poderá utilizar imagens, mapas e textos explicativos. Os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Guerras no Império Asteca

    Nesta estação, os alunos irão conhecer como as guerras eram conduzidas no Império Asteca. Você poderá utilizar imagens, vídeos e textos explicativos. Os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Consequências das Guerras

    Nesta estação, os alunos irão conhecer as consequências das guerras no Império Asteca. Você poderá utilizar imagens, textos e vídeos explicativos. Os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, reúna a turma e faça uma síntese do que foi aprendido em cada estação. Os alunos poderão compartilhar suas respostas e dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Reúna os alunos e faça uma roda de conversa para discutir as atividades realizadas em cada estação. Reflita sobre a importância do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história da América Latina.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compartilhar conhecimentos com os colegas de grupo.
  • Responder às perguntas propostas em cada estação.