Aula sobre As Guerras No Imperio Asteca

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As guerras no Império Asteca foram um importante momento histórico que marcou a história da América Latina. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre esse tema e entender como as guerras foram importantes para a formação do império. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a análise de mapas e imagens, para que os alunos possam visualizar melhor o contexto histórico. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância das guerras no Império Asteca. Será feita uma breve explanação sobre o que é um império e como ele se forma.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo previamente selecionado por sobre as guerras no Império Asteca. Em seguida, deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se dividir em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Você deverá circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Você deve promover uma discussão em grupo sobre as guerras no império asteca, incentivando os alunos a analisarem e debaterem as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforce a importância das guerras no Império Asteca para a formação do império.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • . Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo de qualidade para a Sala de Aula Invertida.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.