As informações na cultura de rede
Você já ouviu falar de cultura de rede? Olha que a rede da qual estamos falando nada tem a ver com a rede que usamos para deitar e nos balançar, hein? Quer saber sobre o que se trata? Nessa aula de Linguagens e suas tecnologias, vamos abordar esse assunto. Vamos lá!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (2)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Juliana, uma adolescente de 16 anos, foi almoçar na casa de sua avó, Dona Jovelina. Enquanto ajudava à sua avó a lavar a louça, Juliana recebeu a notificação, por meio de uma rede social, de que o seu casal de celebridades favorito havia se separado. Ela ficou impressionada e sua avó perguntou o que tinha acontecido. Juliana contou à avó e D. Jovelina disse à neta que também recebia muitas notícias pelo “zap zap”. Juliana pediu para que a avó mostrasse que notícias recebia pelo WhatsApp e ficou impressionada com a quantidade de fake News que a avó recebia. Sendo assim, ela orientou a avó quanto ao acesso de canais sérios de informações e de como identifica-los, tudo isso pelo celular. As dicas que Juliana deu à sua avó foram:
Atividade completaA)
O Instagram e o Twitter são as fontes mais confiáveis para que possamos acompanhar o que se passa no mundo. Seguir alguns perfis específicos e com os quais concordamos integralmente, nos garante que as informações postadas são verdadeiras e confiáveis.B) Ao receber uma notícia, preste atenção à data, à fonte que a divulgou (é uma fonte séria?), se a notícia está aparecendo em outros veículos de comunicação e faça uma reflexão sobre o quanto a notícia mexeu com a sua emoção: ela é favorável demais às suas opiniões pessoais ou vai contra tudo aquilo que você acredita? Há a possibilidade de ser uma notícia falsa.
C) Só podemos confiar no que a nossa comunidade, ou seja, em que confiamos e que nos acolhe, está dizendo. Opiniões de desconhecidos, mesmo que a pessoa seja especialista no tema abordado, não deve ser tomada como algo absolutamente verdadeiro.
2. Atividade aberta:
Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: