As mães da Praça de Maio

Já ouviu falar no Movimento Mães da Praça de Maio? Nessa aula de História você vai entender que movimento foi esse ocorrido no período da ditadura argentina! Vamos lá! 🇦🇷📚


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual era o interesse dos Estados Unidos na América Latina?

    A) Com a Guerra Fria acontecendo, os EUA desejavam impedir o avanço da influência da URSS na região, além do interesse econômico de empresas norte-americanas.

    B) O interesse dos EUA era puramente econômico, já que a América Latina é um grande mercado consumidor.

    C) Não havia interesse na região, os EUA queriam apenas mostrar seu poder dominando os países.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Ensino Híbrido:

    As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu em 1977, durante a ditadura militar no país. As mães se reuniam na Praça de Maio, em Buenos Aires, para protestar contra o desaparecimento de seus filhos e filhas, que eram sequestrados e mortos pelo regime militar. O movimento se tornou um símbolo da luta pelos direitos humanos e pela democracia na América Latina.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu em 1977, durante a ditadura militar no país. As mães se reuniam na Praça de Maio, em Buenos Aires, para protestar contra o desaparecimento de seus filhos, que eram presos e torturados pelo regime. O movimento ganhou força e se tornou um símbolo da luta pelos direitos humanos na América Latina. Esta aula visa desenvolver a habilidade de descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, ao nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
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  5. 5. Aprendizagem Entre Pares:

    As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu em 1977, durante a ditadura militar no país. As mães se reuniam na Praça de Maio, em Buenos Aires, para protestar contra o desaparecimento de seus filhos, que eram presos e torturados pelo regime. O movimento ganhou força e se tornou um símbolo da luta pelos direitos humanos na América Latina. Nesta aula, o tema será desenvolvido por meio da aprendizagem entre pares.
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  6. 6. Estudo de Caso:

    O tema "As mães da Praça de Maio" é um assunto importante e atual que deve ser trabalhado em sala de aula. As mães da Praça de Maio foram um grupo de mulheres que lutaram contra a ditadura militar na Argentina, buscando informações sobre seus filhos desaparecidos. O tema é relevante porque ajuda os alunos a entenderem a luta pela democracia na América Latina. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e prática.

    Estudo de Caso

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  7. 7. Rotação por estações:

    As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu na década de 1970, durante a ditadura militar no país. As mães, que eram mães de filhos e filhas desaparecidos, se reuniam na praça para protestar contra o regime autoritário e exigir informações sobre o paradeiro de seus filhos. Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos o movimento das Mães da Praça de Maio, bem como a ditadura militar na Argentina e seus impactos na sociedade. O plano de aula será realizado através da metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Rotação por Estações

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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu em 1977, durante a ditadura militar no país. Esse movimento é composto por mães que tiveram seus filhos desaparecidos pelo regime ditatorial e que lutam até hoje por justiça e pela memória desses filhos. O tema é importante para que os alunos compreendam a luta pelos direitos humanos e a importância da memória histórica. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

    Sala de aula invertida

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