Aula sobre As Maes Da Praca De Maio

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu em 1977, durante a ditadura militar no país. As mães se reuniam na Praça de Maio, em Buenos Aires, para protestar contra o desaparecimento de seus filhos, que eram presos e torturados pelo regime. O movimento ganhou força e se tornou um símbolo da luta pelos direitos humanos na América Latina. Esta aula visa desenvolver a habilidade de descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, ao nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Introduza o tema contextualizando a Ditadura Militar na América Latina. Depois, apresente o problema a seguir aos alunos: “Como as Mães da Praça de Maio conseguiram mobilizar a sociedade argentina e internacional em defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar?”

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Oriente os estudantes a pesquisarem individualmente ou em grupo sobre o contexto histórico da ditadura militar na Argentina e o surgimento do movimento das Mães da Praça de Maio. Para isso, eles podem usar livros, textos ou a internet.

  3. Etapa 3 - Análise das informações

    Após analisarem as informações, os alunos discutirão em grupo as principais características do movimento das Mães da Praça de Maio.

  4. Etapa 4 - Mapa mental

    Os estudantes deverão criar uma síntese das informações coletadas em forma de mapa mental. A palavra central poderá ser “impacto” e dela eles podem criar ramificações sobre os diversos tópicos relacionados à pergunta principal.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos apresentam os resultados da pesquisa e da análise do mapa mental. A apresentação pode ser oral ou em outro formato escolhido pelo grupo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as principais conclusões da atividade e as lições aprendidas sobre o movimento das Mães da Praça de Maio.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Peça para os alunos avaliarem a atividade e a si próprios utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs (que tal, que bom, que pena). Depois eles podem compartilhar suas opiniões com o grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão crítica sobre a atividade.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e a sociedade.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise, interpretação e síntese.
  • Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Cooperação e trabalho em equipe.
  • Compreensão das características do movimento.

Ações do professor

  • Apresentar o problema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão.

Ações do aluno

  • Levantar hipóteses e questionamentos;
  • Buscar informações relevantes sobre o tema e analisá-las.
  • Compartilhar suas opiniões com o grupo;
  • Utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e suas participações;