Aula sobre As Maes Da Praca De Maio

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu em 1977, durante a ditadura militar no país. As mães se reuniam na Praça de Maio, em Buenos Aires, para protestar contra o desaparecimento de seus filhos, que eram presos e torturados pelo regime. O movimento ganhou força e se tornou um símbolo da luta pelos direitos humanos na América Latina. Nesta aula, o tema será desenvolvido por meio da aprendizagem entre pares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos

    Apresente o tema e contextualize o movimento das Mães da Praça de Maio. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia Aprendizagem Entre Pares

    Explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e diga a eles sobre o template de avaliação por pares. Eles terão a oportunidade de avaliarem seus colegas, observando seus aprendizados e oferecendo feedbacks.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos pesquisam sobre o movimento das Mães da Praça de Maio e seus desdobramentos.

  4. Etapa 4 - Construção do template de avaliação por pares

    Os grupos construirão o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo apresentará seus argumentos de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo avaliará o desempenho dos colegas conforme os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os grupos discutirão os resultados da avaliação. Avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina;
  • Compreender a importância dos movimentos sociais na luta pelos direitos humanos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento das Mães da Praça de Maio;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares;
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para construir o template de avaliação por pares;
  • Pesquisar sobre o movimento das Mães da Praça de Maio e seus desdobramentos;
  • Apresentar os argumentos de forma clara e objetiva;
  • Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com os critérios estabelecidos;
  • Participar ativamente das discussões em grupo.