Aula sobre As Maes Da Praca De Maio
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O tema "As mães da Praça de Maio" é um assunto importante e atual que deve ser trabalhado em sala de aula. As mães da Praça de Maio foram um grupo de mulheres que lutaram contra a ditadura militar na Argentina, buscando informações sobre seus filhos desaparecidos. O tema é relevante porque ajuda os alunos a entenderem a luta pela democracia na América Latina. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e prática.
Estudo de Caso
Etapa 1 - Definição do tema
Divida a turma em grupos e escolha o tema que os alunos irão apresentar. Você pode sugerir que cada grupo pesquise sobre uma mãe da Praça de Maio em particular.Etapa 2 - Identificação de um problema
Você deve auxiliar na definição da temática da pesquisa. Cada grupo deve escolher um problema específico relacionado ao tema, como a falta de informações sobre o paradeiro dos filhos das mães da Praça de Maio.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os alunos devem realizar uma pesquisa, assistir entrevistas da época e utilizar outros meios para obter informações sobre o tema.Etapa 4 - Análise do contexto
Os alunos devem analisar as informações obtidas e identificar o que causa o problema e se era possível evitá-lo ou como poderia ser amenizado.Etapa 5 - Comparação
Os alunos devem comparar os dados obtidos nas pesquisas com dados oficiais para verificar a veracidade das informações.Etapa 6 - Soluções
Cada grupo deve propor uma solução para o problema identificado e criar um infográfico com as informações obtidas durante a pesquisa.Etapa 7 - Apresentação
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma e discutir as soluções propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar e interpretar informações sobre a ditadura militar na Argentina.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos alunos.
- Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema a ser investigado.
- Acompanhar o processo de pesquisa e análise dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
Ações do aluno
- Realizar entrevistas e pesquisas para coletar informações sobre o tema.
- Trabalhar em grupo para analisar as informações coletadas e criar um infográfico.
- Apresentar o infográfico para a turma e discutir as soluções propostas.