Aula sobre As Maes Da Praca De Maio

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "As mães da Praça de Maio" é um assunto importante e atual que deve ser trabalhado em sala de aula. As mães da Praça de Maio foram um grupo de mulheres que lutaram contra a ditadura militar na Argentina, buscando informações sobre seus filhos desaparecidos. O tema é relevante porque ajuda os alunos a entenderem a luta pela democracia na América Latina. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e prática.

Estudo de Caso


  1. Etapa 1 - Definição do tema

    Divida a turma em grupos e escolha o tema que os alunos irão apresentar. Você pode sugerir que cada grupo pesquise sobre uma mãe da Praça de Maio em particular.

  2. Etapa 2 - Identificação de um problema

    Você deve auxiliar na definição da temática da pesquisa. Cada grupo deve escolher um problema específico relacionado ao tema, como a falta de informações sobre o paradeiro dos filhos das mães da Praça de Maio.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar uma pesquisa, assistir entrevistas da época e utilizar outros meios para obter informações sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar as informações obtidas e identificar o que causa o problema e se era possível evitá-lo ou como poderia ser amenizado.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos nas pesquisas com dados oficiais para verificar a veracidade das informações.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve propor uma solução para o problema identificado e criar um infográfico com as informações obtidas durante a pesquisa.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma e discutir as soluções propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar e interpretar informações sobre a ditadura militar na Argentina.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos alunos.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema a ser investigado.
  • Acompanhar o processo de pesquisa e análise dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar entrevistas e pesquisas para coletar informações sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo para analisar as informações coletadas e criar um infográfico.
  • Apresentar o infográfico para a turma e discutir as soluções propostas.