Aula sobre As Maes Da Praca De Maio

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As Mães da Praça de Maio é um movimento social argentino que surgiu na década de 1970, durante a ditadura militar no país. As mães, que eram mães de filhos e filhas desaparecidos, se reuniam na praça para protestar contra o regime autoritário e exigir informações sobre o paradeiro de seus filhos. Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos o movimento das Mães da Praça de Maio, bem como a ditadura militar na Argentina e seus impactos na sociedade. O plano de aula será realizado através da metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Rotação por Estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula apresentando o tema e contextualizando a ditadura militar na Argentina e o movimento das Mães da Praça de Maio. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre o movimento das Mães da Praça de Maio e a ditadura militar na Argentina. Após a exibição, os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o vídeo. Escolha o vídeo e prepare as perguntas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Texto

    Nesta estação, os alunos lerão um texto sobre o movimento das Mães da Praça de Maio e a ditadura militar na Argentina. Após a leitura, os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o texto.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos terão um debate sobre o movimento das Mães da Praça de Maio e a ditadura militar na Argentina. Forneça algumas perguntas para iniciar a discussão e encoraje os alunos a fazer suas próprias perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos se reunirão em um grande grupo para compartilhar suas respostas e ideias sobre as estações. Faça uma síntese da aula e incentivará os alunos a fazerem perguntas e a discutir o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância do movimento das Mães da Praça de Maio e a ditadura militar na Argentina e como esses eventos podem nos ajudar a entender melhor a história da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e análise de experiências ditatoriais na América Latina
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre a história da América Latina
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula e o trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas estações e no debate
  • Qualidade das respostas e perguntas dos alunos nas estações
  • Capacidade dos alunos de analisar e refletir sobre as experiências ditatoriais na América Latina

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos para as estações
  • Fornecer os materiais necessários para cada estação
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas estações e no debate
  • Fazer uma síntese da aula e promover a reflexão dos alunos sobre o tema

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder às perguntas
  • Ler o texto e responder às perguntas
  • Participar ativamente do debate e fazer perguntas e comentários relevantes
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas nas estações.