Aula sobre As Massas De Ar E Os Rios Voadores

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As massas de ar e os rios voadores são temas importantes para entendermos a dinâmica climática do planeta e, consequentemente, a importância da água em nossas vidas. As massas de ar são grandes porções de ar que possuem características específicas, como temperatura, umidade e pressão, e que se movimentam em determinadas direções. Já os rios voadores são correntes de ar que transportam grandes quantidades de vapor d'água da Amazônia para outras regiões do continente, influenciando o clima e a disponibilidade de água em diversas áreas. Nesta aula, vamos entender como esses fenômenos ocorrem e como eles afetam a América do Sul.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema explicando o que são massas de ar e rios voadores, e como eles afetam a dinâmica climática da América do Sul. Os alunos irão fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos e oriente a criação um modelo de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deve escolher um tópico relacionado ao tema, como os sistemas de nuvens na Amazônia, as massas de ar ou as mudanças climáticas, e esboçar como o design sprint pode ser aplicado para discutir a importância e os desafios relacionados à gestão da água e das mudanças climáticas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu modelo e discutir em conjunto qual o melhor modelo a ser utilizado para a criação do projeto final, que pode ser um mapa mental, infográfico, esquema, podcast ou video.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão desenvolver o projeto final, utilizando o modelo escolhido na etapa anterior. Estimule a participação e criatividade dos alunos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus projetos finais e discutir em conjunto como a metodologia ativa Design Sprint ajudou a desenvolver a habilidade de analisar a importância dos “rios voadores” para a América do Sul e para o clima do planeta.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de planejamento e execução de projetos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do design sprint.
  • Qualidade do modelo de design sprint criado pelo grupo.
  • Qualidade do projeto final desenvolvido pelo grupo.
  • Capacidade de análise crítica sobre a importância dos “rios voadores”.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar e contextualizar o tema e seus subtópicos.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de design sprint.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante o desenvolvimento do projeto final.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  • Conduzir a discussão final sobre a aplicação da metodologia ativa Design Sprint na análise da importância dos “rios voadores”.

Ações do aluno

  • Fazer anotações e tirar dúvidas durante a etapa de entendimento.
  • Participar ativamente na criação do modelo de design sprint.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas durante o desenvolvimento do projeto final.
  • Apresentar o projeto final e participar construtivamente da discussão em grupo.