Aula sobre As Massas De Ar E Os Rios Voadores

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As massas de ar e os rios voadores são temas importantes para entendermos a dinâmica climática do planeta e, consequentemente, a importância da água em nossas vidas. As massas de ar são grandes porções de ar que possuem características específicas, como temperatura, umidade e pressão, e que se movimentam em determinadas direções. Já os rios voadores são correntes de ar que transportam grandes quantidades de vapor d'água da Amazônia para outras regiões do continente, influenciando o clima e a disponibilidade de água em diversas áreas. Nesta aula, vamos entender como esses fenômenos ocorrem e como eles afetam a América do Sul.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são massas de ar e “rios voadores”, e como eles afetam o clima e a hidrologia da América do Sul. Em seguida apresente o objetivo da aula e explique como a metodologia Design Thinking será aplicada.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em seis campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada campo será preenchido com informações sobre a importância dos “rios voadores” para diferentes personagens fictícios, ou persona, por exemplo, um indígena da Amazônia ou dos andes, um agricultor, um político.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem as informações presentes no mapa de empatia e identificar os principais desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América do Sul e sobre as mudanças climáticas, sob a perspectiva da persona criada na etapa 2.

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre os desafios relacionados aos rios voadores, à gestão e comercialização da água na América do Sul e as mudanças climáticas, apresentando o mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Debate em sala

    Faça um debate em sala de aula sobre as considerações apresentadas pelos grupos e incentive os alunos a discutirem soluções para os desafios identificados. Anote as soluções.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos apresentados e incentivando a reflexão sobre a importância dos rios voadores para a América do Sul e para o clima de planeta.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos em relação à importância dos rios voadores.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América do Sul.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América do Sul.
  • Participação ativa dos alunos no debate em sala de aula.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos alunos para os desafios identificados.
  • Clareza e coerência na expressão das ideias pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos relacionados às massas de ar e rios voadores.
  • Mediar a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Incentivar a participação e a cooperação dos alunos durante a aula.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América do Sul.
  • Mediar o debate em sala de aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia com informações relevantes sobre a importância dos “rios voadores”.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar conclusões claras e coerentes sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América do Sul.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Propor soluções criativas e originais para os desafios identificados.