Aula sobre As Massas De Ar E Os Rios Voadores
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As massas de ar e os rios voadores são temas importantes para entendermos a dinâmica climática do planeta e, consequentemente, a importância da água em nossas vidas. As massas de ar são grandes porções de ar que possuem características específicas, como temperatura, umidade e pressão, e que se movimentam em determinadas direções. Já os rios voadores são correntes de ar que transportam grandes quantidades de vapor d'água da Amazônia para outras regiões do continente, influenciando o clima e a disponibilidade de água em diversas áreas. Nesta aula, vamos entender como esses fenômenos ocorrem e como eles afetam a América do Sul.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância das massas de ar e dos rios voadores para a América do Sul. Faça uma discussão em sala de aula para que os alunos possam expor suas ideias e dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução à metodologia de gamificação
Apresente a metodologia de gamificação e explique como ela pode ser aplicada na aula sobre massas de ar e rios voadores. Faça breve apresentação sobre os elementos que compõem um jogo educativo. Divida os alunos em gruposEtapa 3 - Criação do mapa de registro
Explique a criação de um mapa de registro do jogo contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. O objetivo é que eles possam pensar em um jogo educativo que aborde o tema das massas de ar e dos rios voadores de forma lúdica e didática.Etapa 4 - Criação do jogo
Com base no mapa de registro criado na etapa anterior, os alunos irão criar um jogo educativo sobre as massas de ar e os rios voadores. Eles poderão utilizar recursos como cartas, tabuleiros, dados, entre outros. Esteja disponível para ajudar os grupos que tiverem dúvidas ou dificuldades.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Durante as apresentações, os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os jogos criados pelos colegas.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão em sala de aula sobre a importância dos principais recursos hídricos da América do Sul, como a bacia do Amazonas e o sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Incentive os alunos a participarem e a exporem suas ideias sobre o assunto.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula considerando a criatividade na criação do jogo, a participação nas discussões e a compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo educativo.
- Participação nas discussões em sala de aula.
- Compreensão do tema trabalhado.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia de gamificação e como ela pode ser aplicada na aula.
- Estar disponível para ajudar os grupos que tiverem dúvidas ou dificuldades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas na criação do jogo educativo.
- Apresentar o jogo criado para a turma de forma clara e objetiva.