Aula sobre As Massas De Ar E Os Rios Voadores

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As massas de ar e os rios voadores são temas importantes para entendermos a dinâmica climática do planeta e, consequentemente, a importância da água em nossas vidas. As massas de ar são grandes porções de ar que possuem características específicas, como temperatura, umidade e pressão, e que se movimentam em determinadas direções. Já os rios voadores são correntes de ar que transportam grandes quantidades de vapor d'água da Amazônia para outras regiões do continente, influenciando o clima e a disponibilidade de água em diversas áreas. Nesta aula, vamos entender como esses fenômenos ocorrem e como eles afetam a América do Sul.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das massas de ar e dos rios voadores para a América do Sul. Faça uma discussão em sala de aula para que os alunos possam expor suas ideias e dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia de gamificação

    Apresente a metodologia de gamificação e explique como ela pode ser aplicada na aula sobre massas de ar e rios voadores. Faça breve apresentação sobre os elementos que compõem um jogo educativo. Divida os alunos em grupos

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Explique a criação de um mapa de registro do jogo contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. O objetivo é que eles possam pensar em um jogo educativo que aborde o tema das massas de ar e dos rios voadores de forma lúdica e didática.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base no mapa de registro criado na etapa anterior, os alunos irão criar um jogo educativo sobre as massas de ar e os rios voadores. Eles poderão utilizar recursos como cartas, tabuleiros, dados, entre outros. Esteja disponível para ajudar os grupos que tiverem dúvidas ou dificuldades.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Durante as apresentações, os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os jogos criados pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre a importância dos principais recursos hídricos da América do Sul, como a bacia do Amazonas e o sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Incentive os alunos a participarem e a exporem suas ideias sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula considerando a criatividade na criação do jogo, a participação nas discussões e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo educativo.
  • Participação nas discussões em sala de aula.
  • Compreensão do tema trabalhado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia de gamificação e como ela pode ser aplicada na aula.
  • Estar disponível para ajudar os grupos que tiverem dúvidas ou dificuldades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas na criação do jogo educativo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma de forma clara e objetiva.