Aula sobre As Massas De Ar E Os Rios Voadores

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As massas de ar e os rios voadores são temas importantes para entendermos a dinâmica climática do planeta e, consequentemente, a importância da água em nossas vidas. As massas de ar são grandes porções de ar que possuem características específicas, como temperatura, umidade e pressão, e que se movimentam em determinadas direções. Já os rios voadores são correntes de ar que transportam grandes quantidades de vapor d'água da Amazônia para outras regiões do continente, influenciando o clima e a disponibilidade de água em diversas áreas. Nesta aula, vamos entender como esses fenômenos ocorrem e como eles afetam a América do Sul.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre as massas de ar e os “rios voadores” utilizando imagens e mapas para ilustrar o assunto.Divida os estudantes em grupos e explique como será feita a rotação por estações e distribua os materiais necessários para cada estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre as massas de ar e os rios voadores. Escolha um vídeo com linguagem acessível para todos os alunos. Organize um formulário ou modelo de registro das informações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de mapas

    Os alunos analisarão mapas e infográficos sobre as massas de ar e os “rios voadores”. O professor deve providenciar o jogo previamente ou pode criar um jogo simples utilizando materiais como papel, canetas e dados.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate e pesquisa

    Os alunos participarão de um debate sobre a importância dos principais recursos hídricos da América do Sul e os desafios relacionados à gestão da água. Forneça perguntas orientadoras para o debate e um modelo de registro para as ideias.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos irão apresentar suas descobertas e discutir os conceitos e exemplos apresentados. Organize o tempo das apresentações.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma síntese da aula e incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam com a turma e a tirar possíveis duvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos “rios voadores” para o clima da America do Sul.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
  • Estimular a criatividade e a inovação na elaboração de estratégias de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos abordados.
  • Capacidade de análise crítica sobre a importância dos recursos hídricos na América Latina.

Ações do professor

  • Fornecer materiais e recursos necessários para a realização das atividades.
  • Orientar e supervisionar as atividades dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e dividir as tarefas de forma equilibrada.
  • Pesquisar e discutir os conceitos trabalhados na aula.
  • Criar trabalhos criativos e claros.
  • Participar da socialização dos trabalhos e discutir os conceitos apresentados.