Aula sobre As Massas De Ar E Os Rios Voadores
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As massas de ar e os rios voadores são temas importantes para entendermos a dinâmica climática do planeta e, consequentemente, a importância da água em nossas vidas. As massas de ar são grandes porções de ar que possuem características específicas, como temperatura, umidade e pressão, e que se movimentam em determinadas direções. Já os rios voadores são correntes de ar que transportam grandes quantidades de vapor d'água da Amazônia para outras regiões do continente, influenciando o clima e a disponibilidade de água em diversas áreas. Nesta aula, vamos entender como esses fenômenos ocorrem e como eles afetam a América do Sul.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre as massas de ar e os “rios voadores” utilizando imagens e mapas para ilustrar o assunto.Divida os estudantes em grupos e explique como será feita a rotação por estações e distribua os materiais necessários para cada estação.Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo explicativo
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre as massas de ar e os rios voadores. Escolha um vídeo com linguagem acessível para todos os alunos. Organize um formulário ou modelo de registro das informações.Etapa 3 - Estação 2 - Análise de mapas
Os alunos analisarão mapas e infográficos sobre as massas de ar e os “rios voadores”. O professor deve providenciar o jogo previamente ou pode criar um jogo simples utilizando materiais como papel, canetas e dados.Etapa 4 - Estação 3 - Debate e pesquisa
Os alunos participarão de um debate sobre a importância dos principais recursos hídricos da América do Sul e os desafios relacionados à gestão da água. Forneça perguntas orientadoras para o debate e um modelo de registro para as ideias.Etapa 5 - Socialização
Os alunos irão apresentar suas descobertas e discutir os conceitos e exemplos apresentados. Organize o tempo das apresentações.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma síntese da aula e incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam com a turma e a tirar possíveis duvidas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos “rios voadores” para o clima da America do Sul.
- Promover a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
- Estimular a criatividade e a inovação na elaboração de estratégias de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos abordados.
- Capacidade de análise crítica sobre a importância dos recursos hídricos na América Latina.
Ações do professor
- Fornecer materiais e recursos necessários para a realização das atividades.
- Orientar e supervisionar as atividades dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e dividir as tarefas de forma equilibrada.
- Pesquisar e discutir os conceitos trabalhados na aula.
- Criar trabalhos criativos e claros.
- Participar da socialização dos trabalhos e discutir os conceitos apresentados.