Aula sobre As Massas De Ar E Os Rios Voadores

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As massas de ar e os rios voadores são temas importantes para entendermos a dinâmica climática do planeta e, consequentemente, a importância da água em nossas vidas. As massas de ar são grandes porções de ar que possuem características específicas, como temperatura, umidade e pressão, e que se movimentam em determinadas direções. Já os rios voadores são correntes de ar que transportam grandes quantidades de vapor d'água da Amazônia para outras regiões do continente, influenciando o clima e a disponibilidade de água em diversas áreas. Nesta aula, vamos entender como esses fenômenos ocorrem e como eles afetam a América do Sul.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula fazendo uma pergunta aos alunos: "O que são rios voadores? Por que eles são importantes?" Os alunos podem compartilhar suas ideias em pequenos grupos e depois compartilhar com a turma. Anote as ideias no quadro.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos e cada grupo irá pesquisar sobre um tema relacionado a importância dos rios voadores, como mudanças climáticas, gestão hídrica, entre outros.Oriente a escolha dos temas e organize os materiais para pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Cada grupo irá criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade. Oriente os estudantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar o resultado da pesquisa e o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para os demais colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as principais ideias apresentadas e elaborar um resumo das principais ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e proponha uma reflexão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e reflexão crítica sobre a importância dos principais recursos hídricos da América do Sul e dos rios voadores.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de trabalhos em grupo.
  • Promover o diálogo e a discussão em grupo sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e apresentação do trabalho em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
  • Participação na discussão em grupo

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na apresentação do trabalho em grupo.
  • Estimular a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Mediar a discussão em grupo sobre os desafios relacionados aos rios voadores.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre os rios voadores e recursos hídricos da América do Sul.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.