Aula sobre As Megacidades E Seus Desafios
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As megacidades são cidades com mais de 10 milhões de habitantes e são caracterizadas por problemas como trânsito intenso, poluição, falta de moradia adequada, entre outros. O objetivo desta aula é discutir os desafios enfrentados por essas cidades e como eles estão relacionados ao processo de urbanização.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre as megacidades e quais são os principais problemas enfrentados por elas.Etapa 2 - Apresentação do tema
O professor apresenta os conceitos de megacidades e urbanização, mostrando exemplos de algumas das maiores cidades do mundo e seus problemas.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Eles receberão uma folha em branco e canetas onde devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs que será apresentado ao restante da turma.Etapa 4 - Discussão em grupos
Os alunos discutem em grupo os modelos criados e escolhem o que melhor se adapta ao tema. Em seguida, indicam os principais desafios enfrentados pelas megacidades e como eles estão relacionados ao processo de urbanização.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresenta suas conclusões e discute com a turma. O professor pode utilizar um quadro para anotar as principais ideias.Etapa 6 - Atividade prática
Desafie os alunos a criarem soluções para os problemas apresentados, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como papel, tesoura, cola, entre outros.Etapa 7 - Conclusão
O professor encerra a aula fazendo uma reflexão sobre as soluções apresentadas pelos alunos e como elas podem ser aplicadas na realidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criatividade na criação de soluções para os problemas apresentados.
- Clareza e organização na apresentação das conclusões.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Orientar os alunos na criação dos modelos da Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar soluções criativas para os problemas apresentados.
- Colaborar com os colegas na criação dos modelos da Dinâmica dos 3 Qs.