Aula sobre As Megacidades E Seus Desafios

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As megacidades são cidades com mais de 10 milhões de habitantes e representam um grande desafio para a sociedade atual. Essas cidades são caracterizadas por problemas como trânsito intenso, poluição, falta de moradia adequada, violência, entre outros. O objetivo desta aula é discutir esses desafios e as possíveis soluções para enfrentá-los.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre o tema, explicando o que são megacidades e quais são os principais desafios enfrentados por elas. Para isso, utilize imagens ou vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    O professor deve dividir a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas e entregar a cada grupo um papel grande e canetas coloridas. Os alunos devem criar um mapa de empatia para uma pessoa que mora em uma megacidade. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a criação dos mapas de empatia, o professor deve incentivar a discussão em grupo sobre as informações coletadas. Os alunos devem compartilhar as informações e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por essas pessoas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos desafios

    O professor deve apresentar os principais desafios enfrentados pelas megacidades, como trânsito, poluição, falta de moradia adequada, violência, entre outros.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Em grupos, os alunos devem pensar em possíveis soluções para enfrentar os desafios apresentados.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar as soluções pensadas para enfrentar os desafios.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula fazendo uma reflexão sobre as soluções apresentadas e incentivando os alunos a pensarem em como podem contribuir para tornar as megacidades mais sustentáveis e justas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na elaboração das soluções propostas.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a reflexão crítica e a criatividade.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Refletir criticamente sobre os desafios enfrentados pelas megacidades.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas na elaboração das soluções propostas.