Aula sobre As Megacidades E Seus Desafios

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As megacidades são cidades com mais de 10 milhões de habitantes. Essas cidades apresentam grandes desafios como a falta de infraestrutura, problemas ambientais, desigualdade social, entre outros. No Brasil, temos exemplos de megacidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta aula, vamos discutir os desafios enfrentados pelas megacidades e como esses desafios estão relacionados ao processo de urbanização, transformações da produção agropecuária, expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.

  2. Etapa 2 - Distribuição dos subtemas

    Distribua os subtemas para os grupos: a banca julgadora avaliará a apresentação dos grupos e dará a nota final; o grupo defensor apresentará argumentos a favor do desenvolvimento das megacidades; o grupo opositor apresentará argumentos contra o desenvolvimento das megacidades e o grupo de observação observará as apresentações dos demais grupos e fará perguntas para os grupos defensor e opositor.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos farão pesquisas sobre o tema e elaboração dos argumentos.

  4. Etapa 4 - Preparação

    Preparação das apresentações pelos grupos defensor e opositor.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Apresentação dos argumentos pelos grupos defensor e opositor.

  6. Etapa 6 - Debate

    Perguntas e respostas entre os grupos defensor e opositor e o grupo de observação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    A banca julgadora faz uma avaliação final do debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados.
  • Evidências e exemplos práticos utilizados para embasar os argumentos.
  • Habilidade de responder às perguntas feitas pelo grupo de observação.
  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na pesquisa.
  • Organizar os grupos e distribuir os subtemas.
  • Orientar os grupos na elaboração dos argumentos e nas apresentações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todo o processo.
  • Avaliar as apresentações e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e elaborar os argumentos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Preparar as apresentações e apresentar os argumentos com clareza e objetividade.
  • Participar das perguntas e respostas com os demais grupos.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos e dar feedback construtivo.