Aula sobre As Moncoes Indianas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As monções indianas são ventos que ocorrem na região da Ásia, principalmente na Índia, e que influenciam diretamente o clima e a agricultura da região. Esse fenômeno é caracterizado por uma mudança na direção dos ventos, que trazem chuvas intensas durante o verão e ventos secos durante o inverno. As monções são fundamentais para a economia da região, pois são responsáveis por grande parte da produção agrícola.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "As monções indianas" e explique sua importância para a região.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtemas

    Cada grupo escolhe um subtema relacionado às monções indianas, como "Impactos das monções na agricultura", "As monções e o turismo na Índia", "As monções e a religiosidade na Índia", entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos realizam pesquisas sobre seus subtemas utilizando livros, revistas e outros materiais disponíveis.

  5. Etapa 5 - Elaboração dos modelos de avaliação por pares

    Os grupos criam um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresenta seu trabalho para a turma, utilizando recursos analógicos como cartazes, desenhos e maquetes.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares

    Os grupos avaliam uns aos outros utilizando os modelos de avaliação criados na etapa 5. Aproveite e avalie os trabalhos apresentados e dê feedback aos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos subtemas.
  • Auxiliar na pesquisa e organização dos materiais.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Avaliar os trabalhos e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Escolher um subtema relacionado às monções indianas.
  • Realizar pesquisas sobre o subtema escolhido.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o trabalho para a turma.
  • Avaliar os trabalhos dos colegas utilizando o modelo criado.