Aula sobre As Moncoes Indianas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
As monções indianas são ventos que ocorrem na região da Ásia, principalmente na Índia, e que influenciam diretamente o clima e a agricultura da região. Esse fenômeno é caracterizado por uma mudança na direção dos ventos, que trazem chuvas intensas durante o verão e ventos secos durante o inverno. As monções são fundamentais para a economia da região, pois são responsáveis por grande parte da produção agrícola.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Contextualização
Explique o que são as monções indianas e sua importância para a região. Utilize mapas e imagens para ilustrar os efeitos das monções indianas na região. Dê exemplos de situações reais em que as monções indianas afetaram a vida das pessoas na região.Etapa 2 - Divisão em grupos
Forme grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre as monções indianas e seus efeitos na região.Etapa 4 - Construção dos argumentos
Com base nas pesquisas realizadas, cada grupo deve construir seus argumentos. Realize debates em grupo para discutir as diferentes opiniões sobre as monções indianas e seus efeitos na regiãoEtapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar seus resultados para a turma.Etapa 6 - Avaliação por pares
Cada grupo deve avaliar o desempenho dos colegas segundo o modelo criado.Etapa 7 - Avaliação final
Realize a avaliação final dos trabalhos apresentados pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar as monções indianas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares, promovendo a reflexão crítica sobre o próprio desempenho e o dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a tarefa.
- Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelos alunos.
- Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
- Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto, explicando o que são as monções indianas e sua importância para a região.
- Dividir a turma em grupos e explicar o desenvolvimento da atividade.
- Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por pares.
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos, tirando dúvidas e estimulando a participação de todos.
- Realizar a avaliação final dos trabalhos apresentados pelos grupos.
Ações do aluno
- Dividir as tarefas entre os membros do grupo.
- Pesquisar sobre as monções indianas e seus efeitos na região.
- Construir os argumentos com base nas pesquisas realizadas.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
- Avaliar o desempenho dos colegas segundo o modelo criado.