Aula sobre As Moncoes Indianas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As monções indianas são ventos que ocorrem na região da Ásia, principalmente na Índia, e que influenciam diretamente o clima e a agricultura da região. Esse fenômeno é caracterizado por uma mudança na direção dos ventos, que trazem chuvas intensas durante o verão e ventos secos durante o inverno. As monções são fundamentais para a economia da região, pois são responsáveis por grande parte da produção agrícola.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Explique o que são as monções indianas e sua importância para a região. Utilize mapas e imagens para ilustrar os efeitos das monções indianas na região. Dê exemplos de situações reais em que as monções indianas afetaram a vida das pessoas na região.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Forme grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre as monções indianas e seus efeitos na região.

  4. Etapa 4 - Construção dos argumentos

    Com base nas pesquisas realizadas, cada grupo deve construir seus argumentos. Realize debates em grupo para discutir as diferentes opiniões sobre as monções indianas e seus efeitos na região

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seus resultados para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o desempenho dos colegas segundo o modelo criado.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Realize a avaliação final dos trabalhos apresentados pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar as monções indianas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares, promovendo a reflexão crítica sobre o próprio desempenho e o dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a tarefa.
  • Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelos alunos.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto, explicando o que são as monções indianas e sua importância para a região.
  • Dividir a turma em grupos e explicar o desenvolvimento da atividade.
  • Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos, tirando dúvidas e estimulando a participação de todos.
  • Realizar a avaliação final dos trabalhos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Dividir as tarefas entre os membros do grupo.
  • Pesquisar sobre as monções indianas e seus efeitos na região.
  • Construir os argumentos com base nas pesquisas realizadas.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Avaliar o desempenho dos colegas segundo o modelo criado.