Aula sobre As Moncoes Indianas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As monções indianas são ventos que ocorrem na região da Ásia, principalmente na Índia, e que influenciam diretamente o clima e a agricultura da região. Esse fenômeno é caracterizado por uma mudança na direção dos ventos, que trazem chuvas intensas durante o verão e ventos secos durante o inverno. As monções são fundamentais para a economia da região, pois são responsáveis por grande parte da produção agrícola.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Empatia

    Apresente o tema para a turma. Explique que os alunos devem criar um mapa de empatia sobre a região afetada pelas monções indianas, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Definição

    Os alunos devem definir o que são as monções indianas e como elas afetam a região.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Proponha aos alunos pensar em possíveis soluções para os problemas causados pelas monções indianas, como inundações e deslizamentos de terra.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos devem criar um modelo de como seria uma casa resistente às inundações causadas pelas monções indianas.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os alunos devem testar o modelo criado e avaliar sua eficácia.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Os alunos devem apresentar seus modelos para a classe e discutir as soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o processo e o resultado da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a empatia e a compreensão das necessidades da região afetada pelas monções indianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade e eficácia do modelo de casa resistente às inundações.
  • Clareza e coesão na apresentação dos modelos criados pelos alunos.
  • Avaliação crítica do processo e do resultado da atividade.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Fornecer exemplos práticos e informações relevantes sobre as monções indianas.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos durante todo o processo.
  • Estimular a avaliação crítica do processo e do resultado da atividade.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre a região afetada pelas monções indianas.
  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Pensar em soluções criativas e eficazes para os problemas causados pelas monções indianas.
  • Criar um modelo de casa resistente às inundações e testá-lo.
  • Avaliar criticamente o processo e o resultado da atividade.