Aula sobre As Moncoes Indianas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As monções indianas são ventos que ocorrem na região da Ásia, principalmente na Índia, e que influenciam diretamente o clima e a agricultura da região. Esse fenômeno é caracterizado por uma mudança na direção dos ventos, que trazem chuvas intensas durante o verão e ventos secos durante o inverno. As monções são fundamentais para a economia da região, pois são responsáveis por grande parte da produção agrícola.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Contextualização e divisão em grupo.

    Apresente o tema a turma. Utilize mapas e imagens para ilustrar as diferentes regiões afetadas pelas monções indianas. Discuta sobre a importância das monções indianas para a agricultura e economia da Índia. Compare as monções indianas com outros fenômenos climáticos em diferentes partes do mundo. Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Distribuição do material de apoio.

    Distribuição do material de apoio (textos, imagens e mapas) para os grupos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa.

    Leitura e análise do material pelos grupos defensor e opositor, que devem preparar seus argumentos para o debate.

  4. Etapa 4 - Elaboração dos critérios de avaliação.

    Preparação da banca julgadora, que deve elaborar critérios de avaliação para os grupos.

  5. Etapa 5 - Debate entre os grupos.

    Debate entre os grupos defensor e opositor, com mediação do professor e observação dos demais grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação pela banca julgadora.

    Avaliação do debate pela banca julgadora, considerando os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Discussão final em sala de aula sobre o tema e conclusão da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.
  • Compreender a importância das monções indianas para a região.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade de escuta e respeito às opiniões dos demais grupos.
  • Utilização adequada do material de apoio.
  • Participação ativa de todos os membros do grupo.

Ações do professor

  • Distribuir o material de apoio e orientar os grupos na leitura e análise.
  • Mediar o debate entre os grupos defensor e opositor.
  • Estimular a participação de todos os grupos e garantir o respeito às opiniões divergentes.

Ações do aluno

  • Analisar e discutir o material de apoio em grupo.
  • Preparar argumentos consistentes para o debate.
  • Participar ativamente do debate e respeitar a opinião dos demais grupos.