Aula sobre As Moncoes Indianas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As monções indianas são um fenômeno climático que afeta a Ásia e é caracterizado pela alternância de ventos secos e úmidos, que ocorrem em diferentes épocas do ano. Esse fenômeno é importante para a agricultura e para a economia da região, além de influenciar a vida das pessoas que vivem lá.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema.

    Apresente o tema das monções indianas e contextualize para os alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma.

    Divida a turma em grupos e explique a atividade.

  3. Etapa 3 - Preparação.

    Prepare as estações com os recursos disponíveis: utilize mapas para identificação dos diferentes domínios morfoclimáticos; imagens para comparação entre as diferentes regiões afetadas pelas monções indianas; leitura de textos explicativos para compreensão do fenômeno climático.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo.

    Os alunos elaboram um modelo Dinâmica dos 3 Qs: “Que bom” (ações positivas), “Que pena” (questões problemáticas), e “Que tal” (sugestões).

  5. Etapa 5 - Preenchimento do modelo.

    Peça aos grupos que andem pelas estações para coleta de informações e preenchimento do modelo.

  6. Etapa 6 - Apresentação.

    Apresentação dos resultados pelos grupos, utilizando o modelo criado;

  7. Etapa 7 - Avaliação.

    Avalie a atividade. Peça para os alunos avaliarem também, utilizando o modelo Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de observação e análise dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Utilização correta do modelo Dinâmica dos 3 Qs;
  • Identificação e comparação dos diferentes domínios morfoclimáticos;
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das monções indianas e contextualizá-lo para os alunos;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
  • Preparar as estações com os recursos disponíveis, como mapas, imagens, textos explicativos, etc.;
  • Orientar os alunos na criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs;
  • Monitorar e auxiliar os alunos durante a realização das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar o modelo Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo adequadamente;
  • Identificar e comparar os diferentes domínios morfoclimáticos;
  • Colaborar com os colegas de grupo;
  • Apresentar os resultados de forma criativa e original.