Aula sobre As Moncoes Indianas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As monções indianas são um fenômeno climático que afeta a Ásia e é caracterizado pela alternância de ventos secos e úmidos, que ocorrem em diferentes épocas do ano. Esse fenômeno é importante para a agricultura e para a economia da região, além de influenciar a vida das pessoas que vivem lá.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema.
Apresente o tema das monções indianas e contextualize para os alunos.Etapa 2 - Divisão da turma.
Divida a turma em grupos e explique a atividade.Etapa 3 - Preparação.
Prepare as estações com os recursos disponíveis: utilize mapas para identificação dos diferentes domínios morfoclimáticos; imagens para comparação entre as diferentes regiões afetadas pelas monções indianas; leitura de textos explicativos para compreensão do fenômeno climático.Etapa 4 - Criação do modelo.
Os alunos elaboram um modelo Dinâmica dos 3 Qs: “Que bom” (ações positivas), “Que pena” (questões problemáticas), e “Que tal” (sugestões).Etapa 5 - Preenchimento do modelo.
Peça aos grupos que andem pelas estações para coleta de informações e preenchimento do modelo.Etapa 6 - Apresentação.
Apresentação dos resultados pelos grupos, utilizando o modelo criado;Etapa 7 - Avaliação.
Avalie a atividade. Peça para os alunos avaliarem também, utilizando o modelo Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de observação e análise dos alunos;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes;
- Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Utilização correta do modelo Dinâmica dos 3 Qs;
- Identificação e comparação dos diferentes domínios morfoclimáticos;
- Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema das monções indianas e contextualizá-lo para os alunos;
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
- Preparar as estações com os recursos disponíveis, como mapas, imagens, textos explicativos, etc.;
- Orientar os alunos na criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs;
- Monitorar e auxiliar os alunos durante a realização das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Criar o modelo Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo adequadamente;
- Identificar e comparar os diferentes domínios morfoclimáticos;
- Colaborar com os colegas de grupo;
- Apresentar os resultados de forma criativa e original.