Aula sobre As Moncoes Indianas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As monções indianas são ventos que ocorrem na região da Ásia, principalmente na Índia, e que influenciam diretamente o clima e a agricultura da região. Esse fenômeno é caracterizado por uma mudança na direção dos ventos, que trazem chuvas intensas durante o verão e ventos secos durante o inverno. As monções são fundamentais para a economia da região, pois são responsáveis por grande parte da produção agrícola.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Antes da aula, solicite que os alunos pesquisem sobre as monções indianas e preparem um resumo com as informações mais importantes. O resumo deve ser entregue no início da aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Utilize recursos como mapas e imagens para ilustrar o fenômeno.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique aos alunos que eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Os alunos devem utilizar esse modelo como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Divida a turma em grupos e atribua um subtópico sobre as monções indianas para cada grupo. Os subtópicos podem ser: definição, influência no clima, influência na agricultura, impacto econômico e impacto social.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre o seu subtópico e criar uma apresentação para compartilhar com a turma. Os alunos podem utilizar recursos como cartolinas, canetas coloridas e recortes de jornais.

  6. Etapa 6 - Apresentação em grupo

    Cada grupo deve apresentar a sua pesquisa para a turma, utilizando a apresentação criada. Os demais alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre as monções indianas. Utilize as avaliações dos alunos para guiar a discussão e destacar os pontos mais importantes sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania".
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e clareza da apresentação.
  • Participação e contribuição na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema para os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Guiar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as monções indianas.
  • Criar uma apresentação sobre o subtópico atribuído.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.