Aula sobre As Moncoes Indianas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As monções indianas são ventos que ocorrem na região da Ásia, principalmente na Índia, e que influenciam diretamente o clima e a agricultura da região. Esse fenômeno é caracterizado por uma mudança na direção dos ventos, que trazem chuvas intensas durante o verão e ventos secos durante o inverno. As monções são fundamentais para a economia da região, pois são responsáveis por grande parte da produção agrícola.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Antes da aula, solicite que os alunos pesquisem sobre as monções indianas e preparem um resumo com as informações mais importantes. O resumo deve ser entregue no início da aula.Etapa 2 - Apresentação
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Utilize recursos como mapas e imagens para ilustrar o fenômeno.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique aos alunos que eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Os alunos devem utilizar esse modelo como uma ferramenta de avaliação da atividade.Etapa 4 - Subtópicos
Divida a turma em grupos e atribua um subtópico sobre as monções indianas para cada grupo. Os subtópicos podem ser: definição, influência no clima, influência na agricultura, impacto econômico e impacto social.Etapa 5 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve pesquisar sobre o seu subtópico e criar uma apresentação para compartilhar com a turma. Os alunos podem utilizar recursos como cartolinas, canetas coloridas e recortes de jornais.Etapa 6 - Apresentação em grupo
Cada grupo deve apresentar a sua pesquisa para a turma, utilizando a apresentação criada. Os demais alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre as monções indianas. Utilize as avaliações dos alunos para guiar a discussão e destacar os pontos mais importantes sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania".
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
- Criatividade e clareza da apresentação.
- Participação e contribuição na discussão em grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema para os alunos.
- Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Guiar a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as monções indianas.
- Criar uma apresentação sobre o subtópico atribuído.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.