Aula sobre As Mulheres E O Poder Na Antiguidade E Na Idade Media

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aula sobre "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine é uma publicação independente, feita por fãs de algum tema específico, e pode ser utilizada para divulgar informações e opiniões sobre o assunto. Neste caso, os alunos serão os fãs e o tema será a história das mulheres na Antiguidade e na Idade Média. Através da criação da fanzine, os alunos terão a oportunidade de pesquisar, selecionar e organizar informações sobre o tema, além de desenvolver habilidades de escrita, desenho e diagramação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar como será a metodologia utilizada. Será feita uma breve introdução sobre a história das mulheres na Antiguidade e na Idade Média, destacando os diferentes papéis sociais que elas desempenharam nesses períodos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtema para pesquisar. Os subtemas serão: mulheres na Grécia Antiga, mulheres em Roma Antiga, mulheres na Idade Média, mulheres na Igreja Católica na Idade Média e mulheres na literatura medieval. Cada grupo deverá pesquisar sobre o subtema e selecionar as informações mais relevantes para a criação da fanzine.

  3. Etapa 3 - Criação da fanzine

    Cada grupo irá criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte será destinada a um aspecto do subtema pesquisado. Os alunos deverão utilizar textos, desenhos e imagens para ilustrar as informações selecionadas.

  4. Etapa 4 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar seu subtema que irá compor uma parte do fanzine para a turma, explicando os aspectos mais relevantes do subtema pesquisado e como eles foram abordados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas pelos subtemas e como elas se relacionam com os diferentes papéis sociais das mulheres na Antiguidade e na Idade Média. Em seguida, compartilharão o que acharam da produção final da fanzine com a composição de todos os subtópicos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana. Você pode sugerir que eles escrevam um pequeno texto sobre suas reflexões no caderno.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de valorizar a história das mulheres na construção da sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Desenvolver habilidades de escrita, desenho e diagramação.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão crítica sobre os diferentes papéis sociais das mulheres na história.
  • Estimular a valorização da história das mulheres na construção da sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Seleção e organização das informações relevantes sobre o subtema pesquisado.
  • Qualidade da escrita, desenho e diagramação na criação da fanzine.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas nas fanzines.
  • Reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos para a realização das atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como será a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção das informações relevantes.
  • Auxiliar os alunos na criação da fanzine, dando sugestões e orientações sobre a escrita, desenho e diagramação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão final sobre a importância da história das mulheres na construção da sociedade atual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Selecionar as informações mais relevantes sobre o subtema pesquisado.
  • Criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando textos, desenhos e imagens para ilustrar as informações selecionadas.
  • Apresentar a fanzine para a turma, explicando os aspectos mais relevantes do subtema pesquisado e como eles foram abordados na fanzine.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas nas fanzines.