Aula sobre As Mulheres E O Poder Na Antiguidade E Na Idade Media

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" é de extrema importância para entendermos a história das mulheres e suas lutas por igualdade de direitos e oportunidades. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos desenvolverem um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" e explicando a importância de estudar a história das mulheres. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o papel das mulheres na Antiguidade e na Idade Média, utilizando livros, artigos e sites confiáveis. Os alunos deverão registrar as informações mais relevantes em um quadro ou papel pardo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas, cada grupo deverá esboçar uma ideia de como as mulheres eram vistas e tratadas na Antiguidade e na Idade Média. Os alunos poderão utilizar desenhos, palavras-chave e frases curtas para representar suas ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher uma ideia para desenvolver e apresentar aos demais colegas. Os alunos deverão justificar a escolha da ideia e explicar como pretendem desenvolvê-la.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com a ideia escolhida, cada grupo deverá criar um protótipo, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, para representar sua ideia. O protótipo pode ser um desenho, uma maquete, cartazes ou qualquer outra forma de representação. É importante, também, que o protótipo tenha características de quais mudanças eram necessárias para o papel das mulheres naquele contexto.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu protótipo aos demais colegas e explicar como ele representa a ideia escolhida. Os alunos deverão avaliar os protótipos dos outros grupos e dar feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, destacando as principais ideias apresentadas pelos alunos e reforçando a importância de estudar a história das mulheres.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas pelos alunos.
  • Criatividade na elaboração do protótipo.
  • Clareza na apresentação da ideia escolhida.
  • Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos aos protótipos dos outros grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração das ideias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos aos protótipos dos alunos.
  • Concluir a aula destacando as principais ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o papel das mulheres na Antiguidade e na Idade Média.
  • Esboçar ideias sobre como as mulheres eram vistas e tratadas na Antiguidade e na Idade Média.
  • Escolher uma ideia para desenvolver e apresentar aos demais colegas.
  • Criar um protótipo para representar a ideia escolhida.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos aos protótipos dos outros grupos.