Aula sobre As Mulheres E O Poder Na Antiguidade E Na Idade Media

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" tem o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas das mulheres na época. O tema é importante para que os alunos compreendam a evolução dos direitos das mulheres ao longo da história e reflitam sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, divida os alunos em grupos de quatro e entregue a cada grupo uma folha de papel para criar o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - O que ela pensa e sente?

    Os alunos deverão preencher a primeira parte do mapa de empatia, na qual deverão descrever o que as mulheres da época pensavam e sentiam em relação ao poder e à sua posição na sociedade.

  3. Etapa 3 - O que ela escuta?

    Na segunda parte do mapa de empatia, os alunos deverão descrever o que as mulheres da época escutavam em relação ao poder e à sua posição na sociedade.

  4. Etapa 4 - O que ela fala e faz?

    Na terceira parte do mapa de empatia, os alunos deverão descrever o que as mulheres da época falavam e faziam em relação ao poder e à sua posição na sociedade.

  5. Etapa 5 - O que ela vê?

    Na quarta parte do mapa de empatia, os alunos deverão descrever o que as mulheres da época viam em relação ao poder e à sua posição na sociedade.

  6. Etapa 6 - Dores e Ganhos

    Na última parte do mapa de empatia, os alunos deverão descrever as dores e os ganhos das mulheres da época em relação ao poder e à sua posição na sociedade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre as informações obtidas no mapa de empatia e incentivando os alunos a pensarem sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
  • Estimular a empatia e a compreensão das perspectivas das mulheres da época.
  • Refletir sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das informações obtidas no mapa de empatia.
  • Reflexão dos alunos sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade atual.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
  • Dividir os alunos em grupos para a criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Fazer uma reflexão sobre as informações obtidas no mapa de empatia.
  • Incentivar os alunos a pensarem sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade atual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Descrever as perspectivas das mulheres da época em relação ao poder e à sua posição na sociedade.
  • Refletir sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade atual.
  • Trabalhar em grupo para a criação do mapa de empatia.
  • Compartilhar as informações obtidas no mapa de empatia com a turma.