Aula sobre As Mulheres E O Poder Na Antiguidade E Na Idade Media
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" é de extrema importância para entendermos a história das mulheres e suas lutas por igualdade de direitos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais". Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de mulheres que lutaram por seus direitos, como Cleópatra, Hipátia de Alexandria, Joana d'Arc, entre outras.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor apresentará o tema "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" e explicará a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar. Os subtópicos podem ser: "Mulheres na Grécia Antiga", "Mulheres em Roma Antiga", "Mulheres na Idade Média", "Mulheres na Igreja Católica". Cada grupo deverá pesquisar sobre o subtópico e preparar argumentos para defender ou refutar a ideia de que as mulheres tinham poder nessas épocas.Etapa 3 - Debate em grupo
Os grupos se reunirão para debater e organizar seus argumentos. O grupo defensor apresentará seus argumentos sobre o funcionamento da sociedade antiga e medieval em relação às mulheres e o grupo opositor refutará. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados.Etapa 4 - Observadores
Os alunos que não estão participando do debate serão os observadores e deverão anotar os argumentos apresentados pelos grupos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a fazerem perguntas e comentários.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Os alunos poderão fazer uma pesquisa individual sobre uma mulher que lutou por seus direitos na Antiguidade ou na Idade Média e apresentar na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e argumentação dos alunos.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a história das mulheres.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e clareza na exposição dos argumentos.
- Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.
- Participação construtiva na banca julgadora.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Orientar os alunos na pesquisa e organização dos argumentos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e análise crítica dos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos e dar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Pesquisar e organizar argumentos de forma clara e coerente.
- Fazer perguntas e comentários construtivos durante o debate.
- Anotar os argumentos apresentados pelos grupos como observadores.
- Participar de forma construtiva na banca julgadora.