Aula sobre As Mulheres E O Poder Na Antiguidade E Na Idade Media

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As mulheres sempre tiveram um papel importante na história, mas muitas vezes foram deixadas de lado nos livros e nas aulas de História. Nesta aula, vamos falar sobre as mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média. Vamos entender como as mulheres eram vistas e tratadas nessas épocas e como elas conseguiram conquistar espaço e poder em uma sociedade dominada pelos homens. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" e explicando a importância de estudar a história das mulheres

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Explique a metodologia de Rotação por estações e como ela será aplicada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Mulheres na Antiguidade

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as mulheres na Antiguidade e como elas eram vistas e tratadas na sociedade. Eles deverão criar um cartaz com as informações mais relevantes e apresentar para a turma.

    Estação 2 - Mulheres na Idade Média

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as mulheres na Idade Média e como elas conseguiam conquistar espaço e poder em uma sociedade dominada pelos homens. Eles deverão criar um texto coletivo sobre o tema e apresentar para a turma.

    Estação 3 - Mulheres na atualidade

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as mulheres na atualidade e como elas estão conquistando espaço e poder na sociedade. Eles deverão criar um mapa mental sobre o tema e apresentar para a turma.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as semelhanças e diferenças entre as mulheres na Antiguidade, na Idade Média e na atualidade.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e como as mulheres conseguiram conquistar espaço e poder ao longo da história. Incentive os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Os alunos poderão fazer uma pesquisa individual sobre uma mulher que lutou por seus direitos na Antiguidade ou na Idade Média e apresentar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações e dos materiais produzidos pelos alunos.
  • Capacidade de reflexão e análise dos alunos sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a aula será desenvolvida.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as mulheres na Antiguidade, na Idade Média e na atualidade.
  • Criar materiais como cartazes, textos coletivos e vídeos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.