Aula sobre As Mulheres E O Poder Na Antiguidade E Na Idade Media

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média" tem o objetivo de apresentar aos alunos a importância das mulheres na história e como elas foram influentes em diferentes épocas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e conteúdos para poderem discutir e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor a importância das mulheres na história.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão o material de apoio para a atividade.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Selecione e disponibilize aos alunos materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens, para poderem estudar e discutir sobre o tema. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir sobre o tema e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão e do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a história de Cleópatra e Joana d'Arc, para que os alunos possam compreender melhor a importância das mulheres na história.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Os alunos irão preencher um formulário de avaliação da aula e fazer uma reflexão final sobre o tema. Encerre a aula enfatizando como as mulheres conseguiram conquistar espaço e poder ao longo da história.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Os alunos poderão fazer uma pesquisa individual sobre uma mulher que lutou por seus direitos na Antiguidade ou na Idade Média e apresentar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais."
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância das mulheres na história.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados da discussão em grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os alunos durante a discussão em grupo.
  • Mediar a apresentação dos resultados da discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Estudar e discutir sobre o tema.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema.