As mulheres no Egito e na Mesopotâmia

Nesta aula de História, você vai estudar sobre a situação da mulher no mundo antigo com base no Código de Hamurabi. Vamos lá? 📚🤓


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre a condição das mulheres na Mesopotâmia, é certo afirmar que:

    A) A mulher tinha uma condição importante na sociedade e não era totalmente excluída.

    B) A mulher não participava da vida da sociedade, ela vivia apenas para os serviços domésticos.

    C) Existiam leis que protegiam as mulheres, mas essas regras só poderiam ser aplicadas se o marido ou o pai deixassem.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    As mulheres no Egito e na Mesopotâmia são um tema importante para entendermos como as sociedades antigas se organizavam e como as mulheres eram vistas e tratadas nesses contextos. É importante destacar que, apesar de serem sociedades diferentes, tanto o Egito quanto a Mesopotâmia possuíam características em comum em relação ao papel das mulheres na sociedade. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais."
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    A aula sobre "As mulheres no Egito e na Mesopotâmia" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância das mulheres nessas sociedades antigas e como elas desempenhavam diferentes papéis sociais. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas e experiências das mulheres nessas sociedades. Para contextualizar o tema, apresente imagens e vídeos que mostrem como as mulheres eram retratadas na arte e na literatura dessas sociedades, bem como exemplos de mulheres que se destacaram em diferentes áreas, como a política, a religião e a cultura.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    As mulheres no Egito e na Mesopotâmia foram importantes figuras históricas que desempenharam papéis significativos em suas sociedades. No Egito, as mulheres tinham direitos legais e podiam possuir propriedades, enquanto na Mesopotâmia, as mulheres eram vistas como propriedade dos homens e tinham poucos direitos. É importante entender como essas diferenças culturais moldaram a vida das mulheres na antiguidade e como isso ainda afeta a sociedade atual. Neste momento, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações para explorar o papel das mulheres nessas sociedades antigas.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Vamos explorar os diferentes papéis sociais das mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Vamos entender como as mulheres eram vistas nessas sociedades antigas e como elas contribuíram para a história desses lugares. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá incentivar a participação dos alunos e a reflexão sobre o tema. É importante que os alunos entendam que, apesar de serem sociedades antigas, as questões de gênero ainda são relevantes nos dias de hoje.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    As mulheres no Egito e na Mesopotâmia são um tema importante para entendermos a história das sociedades antigas. As mulheres desempenharam papéis diversos nessas sociedades, desde a posição de rainhas e sacerdotisas até a de escravizadas e trabalhadoras. É importante que os alunos compreendam que as mulheres não eram um grupo homogêneo e que suas experiências variavam de acordo com sua posição social. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Neste momento, os alunos irão aprender sobre os diferentes papéis sociais das mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. É importante destacar que, apesar de serem sociedades antigas, a discussão sobre o papel das mulheres ainda é relevante nos dias de hoje. Por exemplo, podemos observar a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades em diversas áreas, como no mercado de trabalho e na política.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: