Aula sobre As Mulheres No Egito E Na Mesopotamia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As mulheres no Egito e na Mesopotâmia são um tema importante para entendermos como as sociedades antigas se organizavam e como as mulheres eram vistas e tratadas nesses contextos. É importante destacar que, apesar de serem sociedades diferentes, tanto o Egito quanto a Mesopotâmia possuíam características em comum em relação ao papel das mulheres na sociedade. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais."
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema "As mulheres no Egito e na Mesopotâmia", contextualizando a importância do assunto e destacando as semelhanças e diferenças entre as sociedades. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtema para pesquisar e apresentar para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço do que será apresentado, utilizando recursos visuais como desenhos, mapas mentais, infográficos, entre outros.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma e juntos decidirão quais informações serão incluídas na apresentação final.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar uma apresentação final utilizando recursos visuais e textuais para apresentar as informações sobre o papel das mulheres no Egito e na Mesopotâmia.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar suas criações para a turma e juntos irão avaliar as apresentações, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações históricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade de apresentação oral e escrita.
- Estimular a reflexão crítica sobre o papel das mulheres na sociedade.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza das informações apresentadas.
- Utilização adequada de recursos visuais e textuais.
- Capacidade de síntese e organização das informações.
- Participação e colaboração em grupo.
- Habilidade de apresentação oral e escrita.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação dos esboços.
- Auxiliar os grupos na decisão do que será incluído na apresentação final.
- Avaliar as apresentações finais e destacar os pontos positivos e negativos de cada uma.
- Estimular a reflexão crítica sobre o papel das mulheres na sociedade.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar informações históricas sobre o papel das mulheres no Egito e na Mesopotâmia.
- Criar esboços utilizando recursos visuais para apresentar as informações.
- Participar da decisão do que será incluído na apresentação final.
- Criar apresentações finais utilizando recursos visuais e textuais.
- Avaliar as apresentações finais dos outros grupos e destacar os pontos positivos e negativos de cada uma.