Aula sobre As Mulheres No Egito E Na Mesopotamia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As mulheres no Egito e na Mesopotâmia são um tema importante para entendermos como as sociedades antigas se organizavam e como as mulheres eram vistas e tratadas nesses contextos. É importante destacar que, apesar de serem sociedades diferentes, tanto o Egito quanto a Mesopotâmia possuíam características em comum em relação ao papel das mulheres na sociedade. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais."

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "As mulheres no Egito e na Mesopotâmia", contextualizando a importância do assunto e destacando as semelhanças e diferenças entre as sociedades. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtema para pesquisar e apresentar para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço do que será apresentado, utilizando recursos visuais como desenhos, mapas mentais, infográficos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma e juntos decidirão quais informações serão incluídas na apresentação final.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar uma apresentação final utilizando recursos visuais e textuais para apresentar as informações sobre o papel das mulheres no Egito e na Mesopotâmia.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas criações para a turma e juntos irão avaliar as apresentações, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações históricas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral e escrita.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o papel das mulheres na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas.
  • Utilização adequada de recursos visuais e textuais.
  • Capacidade de síntese e organização das informações.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Habilidade de apresentação oral e escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação dos esboços.
  • Auxiliar os grupos na decisão do que será incluído na apresentação final.
  • Avaliar as apresentações finais e destacar os pontos positivos e negativos de cada uma.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o papel das mulheres na sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações históricas sobre o papel das mulheres no Egito e na Mesopotâmia.
  • Criar esboços utilizando recursos visuais para apresentar as informações.
  • Participar da decisão do que será incluído na apresentação final.
  • Criar apresentações finais utilizando recursos visuais e textuais.
  • Avaliar as apresentações finais dos outros grupos e destacar os pontos positivos e negativos de cada uma.