Aula sobre As Mulheres No Egito E Na Mesopotamia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "As mulheres no Egito e na Mesopotâmia" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância das mulheres nessas sociedades antigas e como elas desempenhavam diferentes papéis sociais. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas e experiências das mulheres nessas sociedades. Para contextualizar o tema, apresente imagens e vídeos que mostrem como as mulheres eram retratadas na arte e na literatura dessas sociedades, bem como exemplos de mulheres que se destacaram em diferentes áreas, como a política, a religião e a cultura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia, preenchendo os campos "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente e forneça exemplos para ajudá-los a entender melhor cada campo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os mapas de empatia criados e compartilhar suas observações e insights sobre as diferentes perspectivas e experiências das mulheres nessas sociedades.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e compartilhar suas observações e insights com a turma.

  5. Etapa 5 - Debate

    Conduza um debate com a turma sobre as diferentes perspectivas e experiências das mulheres no Egito e na Mesopotâmia, utilizando os mapas de empatia criados pelos alunos como ponto de partida.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo dos principais pontos discutidos e reforce a importância das mulheres nessas sociedades antigas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas e experiências das mulheres nessas sociedades.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre a importância das mulheres nessas sociedades antigas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Contribuição significativa para a discussão em grupo.
  • Apresentação clara e organizada do mapa de empatia.
  • Participação construtiva no debate.
  • Demonstração de compreensão dos diferentes papéis sociais das mulheres no Egito e na Mesopotâmia.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Fornecer exemplos e orientações para ajudar os alunos a entender melhor cada campo do mapa de empatia.
  • Conduzir o debate de forma construtiva e respeitosa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Resumir os principais pontos discutidos na aula e reforçar a importância das mulheres nessas sociedades antigas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa de empatia de forma clara e organizada.
  • Participar construtivamente do debate.
  • Demonstrar compreensão dos diferentes papéis sociais das mulheres no Egito e na Mesopotâmia.