Aula sobre As Mulheres No Egito E Na Mesopotamia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Vamos explorar os diferentes papéis sociais das mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Vamos entender como as mulheres eram vistas nessas sociedades antigas e como elas contribuíram para a história desses lugares. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá incentivar a participação dos alunos e a reflexão sobre o tema. É importante que os alunos entendam que, apesar de serem sociedades antigas, as questões de gênero ainda são relevantes nos dias de hoje.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de estudar as mulheres na história. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Eles devem buscar informações sobre os diferentes papéis sociais das mulheres nessas sociedades, como elas eram vistas e quais eram suas contribuições para a história.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre as diferentes visões sobre as mulheres nessas sociedades. Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os grupos irão avaliar o desempenho uns dos outros utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre a importância de estudar as mulheres na história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
  • Incentivar a participação dos alunos e a reflexão sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo e debater sobre diferentes visões.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Qualidade das informações apresentadas.
  • Coerência dos argumentos apresentados.
  • Habilidade em trabalhar em grupo.
  • Utilização do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Mediar o debate.
  • Incentivar a participação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia.
  • Participar do debate.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Refletir sobre a importância de estudar as mulheres na história.